Contra presença de vírus, índios fecham entrada de aldeia
Os moradores foram orientados, para evitar contaminação pelo Covid-19, a ficarem em suas casas
Desde quinta-feira (26), lideranças da reserva indígena de Taunay/Ipegue, em Aquidauana, fazem uma barreira na entrada do distrito para impedir a chegada de quem não é morador de lá, e a saída é apenas para casos urgentes. As medidas foram reforçadas, e têm por objetivo o isolamento social, para que o novo Coronavírus não se propague.
De acordo com o jornal O Pantaneiro, a barreira é feita pacificamente e visa preservar os moradores. “As pessoas estão aproveitando o período de quarentena, onde deveriam ficar em casa, para visitar os parentes que moram em nossa região. Isso nos traz muitos riscos”, explica o presidente da Associação de Moradores de Taunay, Sebastião Cardoso.
O distrito é rodeado por diversas aldeias e o povo indígena é um dos grupos de risco para o Covid-19.
a imunidade, hábitos diários e a forma que o sistema de saúde atende essa população podem trazer grandes perdas com a propagação do vírus".
Sebastião ainda reforça que a fiscalização de quem entra ou sai do distrito pode durar por tempo indeterminado.
Barreira - A medida foi anunciada via grupos nas redes sociais na quinta-feira (26). “Vamos fechar a entrada de Taunay, quem tiver parentes que vierem de Campo Grande, Sidrolândia, que não mora aqui, avisem para não vir, não vai passar”.