Defesa Civil levanta número de estragos causados por tornado
Conforme o coordenador do órgão, José Soares de Oliveira, dois locais foram atingidos pelo fenômeno
A Defesa Civil faz levantamento de estragos causados pelo tornado que foi registrado por volta das 14h de ontem (21), na zona rural do município de Taquarussu, no Vale do Ivinhema, distante 332 quilômetros de Campo Grande. O fenômeno arrancou a cobertura inteira de um barracão usado para guardar máquinas e implementos agrícolas. Ninguém ficou ferido.
Conforme o coordenador do órgão, José Soares de Oliveira, dois locais foram atingidos pelo fenômeno. “O galpão foi destruído e um imóvel destelhado. Não houve outros registros, apenas esses dois. Só afetou duas propriedades, na área rural”, contou.
Vídeos gravados por moradores da região que passavam pela estrada mostraram os estragos deixados pelo fenômeno. A propriedade atingida pertence ao vereador de Taquarussu Clóvis Leandro Criveli (PSD), o “Pebão”. "Acabou com tudo. Prejuízo de R$ 30 mil. Isso porque eu mesmo vou arrumar, se fosse pagar ia ficar mais caro. O tornado jogou a estrutura longe. Destelhou a casa do sítio vizinho também". Assista, abaixo, ao vídeo.
As imagens mostram trabalhadores usando lonas para cobrir o maquinário. Segundo o morador que gravou as imagens, a passagem do tornado pela propriedade durou cinco segundos, tempo suficiente para arrancar toda a cobertura do barracão.
Conforme o Climatempo, o tornado é uma coluna de ventos giratória, na forma de funil, que toca o solo. Essa “coluna de vento” une a base da nuvem ao solo. O fenômeno se forma, geralmente, numa nuvem de tempestade chamada de supercélula, que surge a partir do encontro de uma massa de ar frio e seca com outra massa de ar quente e úmida.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.