ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Caracol

A situação de emergência foi decretada em mais 148 cidades brasileiras atingidas por secas e enchentes

Gabriela Couto | 10/12/2022 16:47
Imagem de muro completamente derrubado após temporal do dia 13 de novembro. (Foto: Direto das Ruas)
Imagem de muro completamente derrubado após temporal do dia 13 de novembro. (Foto: Direto das Ruas)

Depois de receber decreto de situação de emergência em Mato Grosso do Sul, o município de Caracol, a 385 km de Campo Grande, recebeu a o reconhecimento de situação de emergência da Defesa Civil Nacional.

A portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União) incluiu 148 cidades brasileiras atingidas por secas e enchentes, sendo destas 140 são da Paraíba e passam por um período de estiagem. As demais são Livramento de Nossa Senhora (BA), Mansidão (BA) e Rio do Antônio (BA), também afetadas pela estiagem; e Anitápolis (SC), Botuverá (SC), Lajeado Grande (SC) e São José (SC), atingidas por chuvas intensas.

Com o reconhecimento nacional da situação de emergência ou estado de calamidade pública, as prefeituras estão aptas a pedir recursos do MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. O pedido de recursos deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor ser liberado.

O decreto estadual foi publicado no dia 30 de novembro, dando 180 dias consecutivos e ininterruptos, dispensando a licitação, conforme a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Na justificativa do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estão os diversos danos púbicos e privados da chuva do dia 13 de novembro, acompanhada de fortes ventos que atingiram a cidade. No dia, o prefeito Carlos Pagliosa (PSDB) descreveu a situação como 'cenário de guerra'.

Desde o começo deste ano o Mato Grosso do Sul tem 12 cidades em situação de emergência, as demais, são todas na região pantaneira que sofreram com a falta de chuvas no Estado.

Nos siga no Google Notícias