ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Delegado assume chefia da PF em epicentro do crime organizado na fronteira

Anezio Rosa de Andrade foi empossado nesta quinta e passa a comandar Polícia Federal em Ponta Porã

Por Helio de Freitas, de Dourados | 09/11/2023 10:20
Delegado assume chefia da PF em epicentro do crime organizado na fronteira
Anezio (à direita) recebe do superintendente os “princípios fundamentais da PF” (Foto: Fabiane Dorta/RITTV)

O delegado Anezio Rosa de Andrade assumiu nesta quinta-feira (9) a chefia da Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande. A cidade sul-mato-grossense divide com a vizinha Pedro Juan Caballero o título de principal base do crime organizado na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Formado em direito e administração e pós graduado em direito constitucional e administrativo, Anezio Rosa de Andrade tem 32 anos e ingressou na Polícia Federal em 2022. Antes, foi delegado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul de 2018 a 2022 e atuou em Dourados, Laguna Carapã e Caarapó.

Anezio Rosa de Andrade foi empossado pelo superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Aguinaldo Mendonça Alves. O prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos (PSDB) e o diretor do DPI (Departamento de Polícia do Interior), delegado Lupersio Degerone Lucio, acompanharam o ato, no Centro Internacional de Convenções.

“Pela magnitude da nossa circunscrição, que abarca dez municípios, os desafios são grandes. São mais de 500 km de fronteira seca com o Paraguai, numa localização geográfica importante para o crime organizado na América Latina”, afirmou Anezio Rosa.

Segundo ele, o desafio é manter o trabalho desenvolvido pela PF em Ponta Porã e ampliar a cooperação com outras instituições para combater a criminalidade transnacional, principalmente tráfico de drogas e lavagem de capitais.

Além de comandar a PF na faixa de fronteira mais violenta do Continente, o delegado assume com a missão de cuidar da construção da nova sede da corporação em Ponta Porã. Orçada em R$ 24 milhões, a obra já foi licitada e está na fase de prazo para assinatura da ordem de serviço.

“Doutor Anezio tem muita experiência, foi delegado da Polícia Civil, conhece bem a região de fronteira e assume uma das delegacias mais importantes de toda a estrutura da Polícia Federal, com grande volume de operações especiais e investigações. Delegacia operacional, com muito trabalho”, afirmou o superintendente da PF, Aguinaldo Mendonça Alves. (Colaborou Fabiane Dorta).

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias