ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Dez piranhas são retiradas da área e balneário volta a abrir no sábado

O balneário foi fechado depois do ataque dos peixes a cinco banhistas, no último fim de semana

Viviane Oliveira | 11/05/2023 08:05
Ataques aconteceram depois que tela foi aberta, no campeonato de pesca. (Foto: Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas)
Ataques aconteceram depois que tela foi aberta, no campeonato de pesca. (Foto: Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas)

Após uma semana de monitoramento contra piranhas na área de banho, o Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox de Três Lagoas, distante 338 quilômetros de Campo Grande, volta a abrir no sábado (13). No total, dez piranhas foram retiradas da área de banho.

O balneário foi fechado depois do ataque de piranhas a cinco banhistas, no último fim de semana. Em janeiro, o local também foi interditado pelo mesmo motivo, quando 20 pessoas foram feridas pelos peixes.

Conforme o secretário José Aparecido de Moraes, da Sedect (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), os servidores do balneário estão diariamente fazendo o “arrastão” com uso de rede na área de banho para retirar as piranhas e outras medidas já foram tomadas.

“Possivelmente, a presença de cardumes tenha acontecido no período do Torneio de Pesca, em que precisamos retirar a tela de proteção da área de banho para o livre trânsito dos barcos. Tão logo finalizou o torneio, já providenciamos a recolocação da tela, a limpeza e manutenção no leito e na orla”, justificou.

Foram retiradas dez piranhas da área de banho, um dia após os ataques. Nos dias seguintes até ontem (10), não houve capturas. O titular da pasta reforça que o trabalho de limpeza e monitoramento é realizado todos os dias e, como não identificou mais a presença de piranhas, o balneário estará aberto para a população neste sábado (13). Caso não haja novos incidentes, o local voltará a funcionar normalmente de quinta a domingo para banho a partir da próxima segunda.

Lixo - O secretário pontua que um dos materiais descartáveis mais encontrados dentro da água é o absorvente feminino usado. “Todo mundo sabe que o sangue atrai piranhas, sendo um risco maior de incidentes. E infelizmente, todo fim de semana encontramos este tipo de material descartado na área de banho”.

Atendimento - O balneário conta com guarda-vidas que podem fazer os primeiros socorros em casos de ferimentos e machucados. Caso seja de maior gravidade, a equipe solicita atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Nos siga no Google Notícias