ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Dia de Finados leva 40 mil pessoas a cemitérios públicos de Dourados

Movimento maior ocorre no Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus

Por Helio de Freitas, de Dourados | 02/11/2023 11:23
Douradenses circulam pelo Cemitério Santo Antônio de Pádua, o mais antigo da cidade (Foto: Leandro Hosbach)
Douradenses circulam pelo Cemitério Santo Antônio de Pádua, o mais antigo da cidade (Foto: Leandro Hosbach)

Neste Dia de Finados, pelo menos 40 mil pessoas devem visitar os cemitérios Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus, em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Localizados na Avenida Coronel Ponciano com Rua 1º de Abril, são os dois cemitérios públicos da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Além deles, há outros dois cemitérios particulares, o Parque de Dourados e o Parque Primavera, na região oeste. Nos distritos, há cemitérios também em Vila Vargas, Vila São Pedro, Indápolis Itahum.

“Neste Dia de Finados, a população vai até o cemitério prestar homenagem aos seus entes queridos e nosso trabalho é deixar o local arrumado”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos de Dourados, Márcio Antônio do Nascimento.

Segundo a prefeitura, o movimento nos cemitérios municipais começou já na terça-feira (31). Centenas de pessoas foram ao local para limpar os túmulos e colocar flores. Hoje, os dois cemitérios funcionam até 17h. Durante todo o dia são celebradas missas em frente ao cruzeiro instalado no Santo Antônio de Pádua.

O diretor dos cemitérios, Marcos Santos Miguelão, disse que o movimento é grande nesta manhã. Os vendedores de flores e outros produtos se instalaram na Rua 1º de Abril e na Coronel Ponciano. No local também há grande movimento hoje.

Em área de dez hectares, o Santo Antônio de Pádua é morada eterna de boa parte dos pioneiros da cidade. Oficialmente, o cemitério foi fundado em 1969, mas documentos históricos relatam sepultamentos no local já em 1912, no surgimento do povoado que em 1935 seria emancipado do território de Ponta Porã.

Vendedores de flores instalados em frente ao Cemitério Santo Antônio de Pádua (Foto: Leandro Hosbach)
Vendedores de flores instalados em frente ao Cemitério Santo Antônio de Pádua (Foto: Leandro Hosbach)

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias