ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Dia é de festa de aniversário em Japorã, Novo Horizonte do Sul e Nova Andradina

Festança de celebração começou já no sábado nos municípios de Japorã e Novo Horizonte do Sul

Clara Farias | 30/04/2023 08:51
Município de Japorã, localizado a 326 km da Capital, visto do alto (Foto: Divulgação)
Município de Japorã, localizado a 326 km da Capital, visto do alto (Foto: Divulgação)

Neste domingo (30), três municípios de Mato Grosso do Sul celebram a emancipação. Localizados na região Sul do Estado, Japorã e Novo Horizonte do Sul comemoram hoje 31 anos. O município de Nova Andradina, localizado na região Leste, celebra seus 64 anos de emancipação da comarca de Rio Brilhante, mas a condição de município é festejada em 20 de dezembro.

Com o nome marcante, que em tupi-guarani significa “aquele que é bonito”, o município de Japorã, fundado entre 1953 e 1954, fica localizado no extremo sul do Estado e foi elevado à condição de município em 1992, com a Lei Estadual n°1.266/92. A cidade fica a 470 quilômetros de Campo Grande. Japorã se destaca no estado pela capacidade e potencialidade agrícola, algo que sempre marcou a história do município.

A disputa e o conflito pelo domínio pela terra em Japorã ocorre desde sua fundação. A população de Japorã está estimada em 9.372 mil pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2021. No município, a comunidade indígena, de etnia Guarani-Nhãndeva, se faz presente com quase 3,9 mil indígenas.

O município celebrará o 31° aniversário com a segunda edição da Expo Japorã Agrishow, nos dias 29 e 30 de abril. A feira prevê parque de diversões, exposição, show de prêmios, leilão, shows culturais e almoço tradicional. Nesta segunda edição do evento terá ainda o 1° Festival de Costelão de Chão. No sábado (29) o cantor sertanejo João Carreiro se apresentou. O show de hoje ficará por conta da dupla sertaneja Brenno Reis e Marco Viola.

Vista aérea de Novo Horizonte do Sul (Foto: Divulgação)
Vista aérea de Novo Horizonte do Sul (Foto: Divulgação)

Novo Horizonte do Sul, a 326 quilômetros distante da Capital, surgiu com gente que veio para região trabalhar em terras do Paraguai. Com vegetação propícia, e rios no município, a economia se baseia na agricultura, pecuária e comércio.

A cidade possui dois rios, que marcam o limite entre municípios: o Rio Guiraí, que é afluente do Rio Ivinhema, e fica no limite entre o município de Jateí, e o Rio Ivinhema, que fica no limite entre Novo Horizonte do Sul e Nova Andradina, Taquarussu e Novo Horizonte do Sul. Segundo dados estimados do IBGE, em 2021, a cidade tinha sua população estimada em 3.556 mil habitantes.

Em Novo Horizonte do Sul a comemoração dos 31° anos também começou no sábado (29), com desfile cívico, entrega de obras durante o final da tarde e, para encerrar a noite, contou com o show do cantor Fábio Cunha e Banda Batidão.

Na data de emancipação da cidade, a programação conta com Missa, Campeonato Municipal de Futebol Suíço e para encerrar a noite, show com Antony e Gabriel e Pratas da Casa na Praça dos Poderes. Durante as comemorações a Praça de Alimentação da Agricultura Familiar e brinquedos para as crianças estarão disponíveis para a população.

Imagem panorâmica do município de Nova Andradina (Foto: Divulgação)
Imagem panorâmica do município de Nova Andradina (Foto: Divulgação)

Nova Andradina, cidade que também é conhecida como Cidade Sorriso ou Capital do Vale do Ivinhema, comemora neste domingo seus 64 anos de fundação. A cidade está situada na Região Sudoeste do Mato Grosso do Sul e é considerada a sétima maior cidade do Estado. Os principais rios do município são: Anhandui, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, Córregos Baile, Papagaio e Samambaia. Em 2021, a população estimada de Nova Andradina era de 45.599 mil habitantes, segundo o IBGE.

O município foi fundado em 20 de dezembro de 1958, e oficializado no ano seguinte em 30 de abril, quando se desmembrou da comarca de Rio Brilhante. Motivo pelo qual, possui duas datas de aniversário. De acordo com a Prefeitura, a programação de aniversário da cidade ficará para o mês de dezembro.

Nos siga no Google Notícias