Em MS, ‘maracujá gigante’ cresce em propriedade da agricultura familiar
Quem o vê pela primeira vez, acha que é um mamão. Mas na verdade é um maracujá. Fruta nativa do Brasil, ela pode ser cultivada em quase todo o território nacional por conta das condições climáticas. Entretanto é em Paranaíba (a 422 km de Campo Grande) que um tipo vem chamando a atenção.
O maracujá Açu, também chamado de ‘gigante’, é tradicional na cidade sul-mato-grossense. Possui uma casca esverdeada e a polpa é mais consistente e um tanto esbranquiçada se comparada ao da tradicional fruta que conhecemos à venda nos mercados.
O tamanho exagerado não é o único diferencial. O sabor o fruto é similar ao melão e de sua polpa é possível à produção de mousse, suco e até mesmo o consumo de forma natural.
Por conta da rentabilidade desse tipo de maracujá e a facilidade do cultivo, que demanda pequenas áreas e pouca mão-de-obra, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão ligado ao Governo do Estado, vem incentivando o plantio da fruta.
O diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, esteve no último final de semana junto do secretário municipal de Indústria,Comércio, Turismo, Agricultura e Pecuária, Claudio Eduardo Agi, em propriedades de Paranaíba onde avaliaram a lavoura do maracujá gigante afim de incentivar seu cultivo.