ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Em Ponta Porã, agentes de saúde querem ver procedimentos nos salões de beleza

Paulo Nonato de Souza | 07/03/2017 10:24

A Vigilância Sanitária de Ponta Porã, distante 313 Km de Campo Grande, anunciou nesta terça-feira, 07, que fará uma operação de fiscalização nos salões de beleza da cidade. Durante os trabalhos, os agentes vão inspecionar os itens, as instalações e os procedimentos de cada estabelecimento.

Falta regulamentação para o setor, o que representa riscos para quem freqüenta os centros de estética, e por conta disso a grande preocupação da Vigilância Sanitária é com a esterilização e o descarte de instrumentos.

De acordo com nota divulgada pela prefeitura, os agentes de saúde estão orientando os proprietaries e funcionários dos estabelecimentos sobre como prestar serviceos com segurança para clients e profissionais que trabalham no setor.

Orientações – Entre as instruções que serão repassadas pelos agentes estão o uso de toalhas e lençóis devidamente lavados e trocados a cada cliente, lixas para unhas e pés, espátulas de madeira e lâminas não podem ser reutilizadas nem reprocessadas, alicates, pinças, afastadores e tesouras devem ser esterilizados após o uso, ceras para depilação devem ser fracionadas em porções suficientes para cada cliente, escovas e pentes devem ser limpos após o atendimento a cada cliente.

Cadeiras, armários, macas, colchões, travesseiros e almofadas devem ser revestidos de material impermeável, resistente, de fácil limpeza e desinfecção, mantidos em bom estado de conservação e higiene; Trabalhadores de salões de beleza devem receber equipamentos de proteção (óculos, máscaras, luvas e jalecos) de acordo com as funções exercidas.

Profissionais que realizam procedimentos com materiais perfurocortantes devem ser vacinados contra Hepatite B e tétano. Materiais perfurocortantes devem ser descartados após o uso. Todos os produtos devem estar dentro do prazo de validade, produtos químicos que forem submetidos a fracionamento e diluição devem ser acondicionados em recipientes devidamente identificados com etiqueta legível, que informe o nome do produto, a composição química, concentração, data de envase e validade e o nome do responsável pela manipulação e pelo fracionamento.

O fracionamento deve seguir as normas do fabricante. É vetada a reutilização de embalagens de produtos químicos. Equipamentos e instrumentos devem ser disponibilizados em quantidade suficiente para atender a demanda do estabelecimento, respeitando os prazos de limpeza, desinfecção e esterilização.

Além disso, produtos que devem ser mantidos sob refrigeração devem ser guardados em refrigeradores específicos com termômetro e registro diário de temperatura, não podendo dividir espaço com alimentos.

Nos siga no Google Notícias