Empresa é multada por derramar agrotóxico em acidente com morte na BR-163
Transportadora de Cuiabá (MT) foi autuada em R$ 25 mil pela PMA; colisão envolveu dois caminhões na BR-153
Policiais militares ambientais de Coxim –a 260 km de Campo Grande– autuaram uma transportadora de Cuiabá (MT) em R$ 25 mil pelo derramamento de agrotóxicos após acidente registrado na tarde de quarta-feira (24) no km 753 da BR-163, no município. A colisão envolveu dois caminhões e resultou na morte de um dos motoristas.
No incidente, houve rompimento do baú de um dos caminhões e de parte das embalagens do agrotóxicos CM Florit 1197 GREE transportadas. O produto escorreu pelo acostamento, contaminando o solo e parte da vegetação.
Os responsáveis ainda poderão responder a crime culposo de poluição –que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. A empresa ainda terá de remover o material contaminante e recuperar a área degradada, apresentando laudos à PMA que, por sua vez, encaminhará os documentos ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul para verificação da restauração.
Colisão – Valdemir Benedito da Cunha, 63, morreu na colisão entre o caminhão que dirigia contra a traseira de outro veículo. Ambos seguiam rumo ao sul do Estado, quando o sistema de freio do caminhão à frente –da fabricante Scania– travou.
O condutor do primeiro veículo, Rosemar José Piantkoski, 52, relatou ao Edição MS que seguia a 80 km/h, quando houve o problema mecânico. Com a parada brusca, o caminhão de Cunha (um Volvo) atingiu a traseira do outro veículo. A cabine ficou esmagada e o corpo da vítima ficou preso às ferragens, sendo removido por volta das 18h30.