Fibria inicia expansão e contrata cerca de 60 fornecedores locais
A Fibria, empresa brasileira de base florestal com unidade em Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, fechou contrato de pacotes de serviços e equipamentos para o Projeto Horizonte 2, que está ampliando a capacidade de produção da unidade do município.
O Grupo Andritz vai fornecer o pacote de pátio de cavacos, linha de fibras como cozimento, lavagem e branqueamento, máquina de secar, caldeira de recuperação, evaporação, caustificação e forno de cal. Já foram negociados também o fornecimento da infraestrutura. Serão 60 fornecedores locais. Ao longo das obras, a Fibria promoverá 500 mil horas de treinamento na área Florestal e outras 390 mil horas de treinamento na área Industrial, incluindo a preparação da equipe própria e de terceiros.
O valor dos contratos não será divulgado conforme prática de confidencialidade usual nesse tipo de negociação.
Projeto – No dia 14 de maio deste ano, o Projeto Horizonte 2, foi aprovado pelo Conselho de Administração da Fibria, com a construção de uma segunda linha de produção na unidade de Três Lagoas, que atualmente tem capacidade de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano.
Com a ampliação, a unidade de Mato Grosso do Sul terá capacidade total de produção de 3,05 milhões de toneladas de celulose por ano. A expansão está prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2017.
Estima-se que serão criados 40 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos dois anos de execução do Projeto Horizonte 2. Durante o pico da obra, serão cerca de 10 mil trabalhadores. Quando entrar em operação, a nova linha de celulose da Fibria terá 3 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.