ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Frentista reconhece lutadores presos por estupro como autores de roubo

Dupla amarrou vítima, arrombou cofre e fugiu com dinheiro e disco rígido com imagens da câmera de segurança

Ana Paula Chuva e Dayene Paz | 25/08/2023 12:55
André (sem camisa) e Erberth (com camisa) foram presos em Boituva, interior de São Paulo (Foto: Divulgação)
André (sem camisa) e Erberth (com camisa) foram presos em Boituva, interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

Frentista vítima de roubo em um posto de combustíveis na BR-262, em Terenos, a 25 km de Campo Grande, procurou a delegacia do município, e apontou os dois lutadores Erberth dos Santos, 31 anos, e André Pessoa, 29 anos, como autores do crime na madrugada da última terça-feira (22).

Conforme o boletim de ocorrência, a dupla presa por estuprar e roubar ao menos seis mulheres na Capital e Três Lagoas foi reconhecida pelo frentista após uma reportagem do Campo Grande News publicada nesta sexta-feira (25), ocasião em que ele decidiu procurar a Polícia Civil.

O crime aconteceu por volta da 1h da terça-feira. A dupla estava armada com faca e amarrou os braços e uma das pernas do frentista, depois levou o trabalhador perto da cozinha. Os assaltantes levaram R$ 180 em dinheiro do posto e mais R$ 225 da própria vítima. Em seguida, foram até o escritório e arrombaram o cofre.

Segundo relatado pelo frentista, o dinheiro que estava no cofre também foi levado, mas ele não soube dizer a quantia. Os ladrões ainda pegaram o HD com as imagens das câmeras de segurança do local e fugiram. A polícia foi acionada e o caso segue sendo investigado.

Estupros - Quatro mulheres procuraram a Deam (Delegacia Especializada de Proteção à Mulher) da Capital e relataram que foram estupradas e roubadas nos dias 22 e 23 de agosto. Outras duas procuraram a DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Três Lagoas e afirmaram que foram vítimas dos mesmos crimes, praticados de forma violenta.

Segundo as vítimas, os autores, dois homens, portavam armas de fogo e facas e praticavam os abusos com muita violência e ameaças. Em Mato Grosso do Sul, a dupla passou por Aquidauana, Miranda, Corumbá, Campo Grande e Três Lagoas, onde cometeu os crimes.

Após terem ciência do caso, policiais passaram a investigar e descobriram que os suspeitos tem renome internacional. No currículo, um dos atletas tem tricampeonato mundial, campeonato pan-americano, europeu e brasileiro no jiu-jitsu.

Em conjunto com equipes da Polícia Militar de São Paulo, os autores foram localizados na cidade de Boituva (SP). Com eles, foram encontrados 26 aparelhos celulares, fruto de roubos.

Evento – A princípio, a informação divulgada pelo BPChoque (Batalhão de Choque) da Polícia Militar seria de que Erberth teria vindo ao Estado para dar uma palestra sobre a mudança de vida com o esporte em Aquidauna, mas não teria aparecido. No entanto, o dono da academia onde o evento aconteceria, relatou que os lutadores estiveram no local, mas foram dispensados.

De acordo com o empresário, eles chegaram bastante alterados por isso, ele decidiu apenas pagar Erberth o dinheiro combinado e não deixou que ele ministrasse a palestra. Em seguida, ele teria ido até Corumbá, onde aparentemente, chegou a falar sobre o tema em uma academia por aproximadamente 1h30 e depois, por volta da meia noite e foi embora da cidade.

Ao Campo Grande News, a delegada Analu Ferraz, responsável pela investigação dos estupros na Capital, contou que a dupla prestou depoimento à polícia e ambos os lutadores afirmaram que foram dopados pelas vítimas que batizaram suas bebidas. Erberth teria usado maconha e André cocaína.Com isso, perderam o controle e não tinham noção do que estavam fazendo.

No entanto, para a delegada, a versão é totalmente incabível. A câmera de segurança que registrou a ação não deixa dúvidas sobre o crime. A alegação de que tiveram as bebidas batizadas não existe. Todas as vítimas que procuraram a delegacia reconheceram os suspeitos", diz Analu.

Expulsos - Segundo o presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Jiu-jitsu, Fábio Rocha, Erberth e André estavam em MS contratados por academias particulares e não têm ligação com a federação do Estado. Inclusive, Erberth estava proibido de lutar pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Desportivo e André não é filiado.

André Pessoa é natural do Amazonas e chegou a ser expulso de um Centro de Treinamento por roubar um tênis. Erberth é de Roraima e tem diversas passagens criminais.

Celulares e outro objetos furtados no porta-malas do carro onde estavam lutadores (Foto: Divulgação | BPChoque)
Celulares e outro objetos furtados no porta-malas do carro onde estavam lutadores (Foto: Divulgação | BPChoque)

* Com informações portal Liga da Justiça. 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias