ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Fumaça de incêndios cobre Corumbá e deixa ar “insalubre” nesta segunda

Segundo o site Windy, a fumaça na região vem de incêndios da Bolívia, Amazônia e queimadas no Pantanal

Por Mylena Fraiha | 07/10/2024 18:00

Na tarde desta segunda-feira (7), Corumbá, a 428 km de Campo Grande, foi tomada por uma espessa camada de fumaça branca, resultado dos incêndios no Pantanal e na Bolívia. A situação, que começou pela manhã, levou alguns moradores a usarem máscaras devido à má qualidade do ar, considerada “insalubre”, com um índice de 104, conforme o monitoramento do site AccuWeather.

Vídeos enviados por moradores ao Campo Grande News mostram diversos pontos de Corumbá encobertos pela fumaça. No bairro Popular Velha, nas proximidades do monumento Cristo Rei do Pantanal, o horizonte desaparece em meio à névoa branca. Já no centro da cidade, próximo ao Rio Paraguai, moradores relatam que a visibilidade é tão baixa que não é possível enxergar o outro lado do rio.

A auxiliar de biblioteca e moradora de Corumbá, Daniely de Almeida, de 35 anos, relatou que o incêndio começou por volta das 10h30, quando o céu começou a se tornar completamente branco. “Está difícil de respirar. É uma sensação pesada, o corpo pesa. Crianças e idosos estão fazendo nebulização. E tem o calor intenso, com essa névoa só piora”, contou.

Devido à fumaça, o céu ficou completamente acinzentado no bairro Popular Nova, em Corumbá (Foto: Direto das Ruas).
Devido à fumaça, o céu ficou completamente acinzentado no bairro Popular Nova, em Corumbá (Foto: Direto das Ruas).

Para Daniely, embora esta não seja a primeira vez que Corumbá enfrenta uma situação semelhante, ela classifica o episódio atual como um dos mais graves. "É fogo que vem da Bolívia, é fogo que vem do Pantanal. Hoje a cidade ficou assim e está assim até agora: um ar pesado, poluído. Você fica cansado só de respirar. Está difícil e os problemas respiratórios estão aí".

A moradora também revelou que, devido à fumaça e ao calor intenso, muitos moradores, como ela, têm enfrentado complicações respiratórias. "Eu ainda estou me recuperando de uma gripe que evoluiu para bronquite, porque você sai e vai para esse ambiente de calor e fumaça. A saúde não aguenta", lamentou Daniely.

De acordo com o site Windy, parte da fumaça que cobre a cidade tem origem nos incêndios florestais bolivianos e na Amazônia, além de focos de queimadas no Pantanal, que contribuiram para a densa nuvem que se instalou na região. Além disso, a cidade chegou a registrar o pico de 42°C, por volta das 12h de hoje, de acordo com o Climatempo.

Alta concentração de CO2 é registrada em partes da Bolívia e do Paraguai; fumaça também chega em Corumbá (Fonte: Windy)
Alta concentração de CO2 é registrada em partes da Bolívia e do Paraguai; fumaça também chega em Corumbá (Fonte: Windy)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias