ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Imasul faz alerta de risco de transbordamento do Rio Miranda

Leito do Rio Miranda poderá atingir o nível de emergência, que é quando as águas superam a marca de 7 metros

Mariely Barros | 03/03/2023 10:25
Leito do Rio Miranda muito acima do nível normal. (Foto: Direto das Ruas/Arquivo) 
Leito do Rio Miranda muito acima do nível normal. (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu um "Aviso de Evento Crítico" alertando para a possibilidade de transbordamento das águas do Rio Miranda, após as águas do rio superarem a marca de 7 metros, na manhã desta sexta-feira (3). Conforme o alerta, o leito poderá atingir o nível de emergência, que é quando as águas superam os 7 metros na régua.

O Rio Miranda tem extensão de 490 quilômetros, atravessando Mato Grosso do Sul de Jardim a Corumbá, passando pelo Cerrado e Pantanal.

A medição é feita pela régua localizada dentro do município de Miranda, distante 208 quilômetros de Campo Grande. A preocupação começou por conta do volume de chuvas já registrados e a previsão de tempo instável para os próximos dias.

O instituto avaliou que o aumento tem potencial para provocar significativos danos materiais e apresenta riscos à integridade humana. Sendo assim, o Imasul emitiu o Aviso de Evento Crítico e acionou a Coordenação de Defesa Civil para as medidas necessárias.

Gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, acompanhado de técnicos, está em Miranda acompanhando de perto a situação. Já houve transbordamento em outros trechos do Rio Miranda, como na localidade de Águas de Miranda, localizada no município de Bonito.

No dia 27 de fevereiro, pelo menos 30 famílias ribeirinhas, que vivem às margens do rio, na região do Loteamento do Noé e no Distrito Águas do Miranda, em Bonito, foram atingidas pelas enchentes. Eles tiveram que ser levados para abrigos.

O rio ultrapassou a marca de 9 metros acima do nível e invadiu as propriedades por volta de 1 hora. Algumas famílias não conseguira recolher animais e veículos.



Nos siga no Google Notícias