ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Incêndio fora de controle atinge região do Pantanal

Fogo estaria fora de controle e preocupação é com a proximidade de indígenas da Aldeia Guató

Silvia Frias | 07/11/2022 08:11



Incêndio foi registrado na região da Serra do Amolar, no Pantanal, e está fora de controle, em local de difícil acesso e próximo de aldeia indígena. Brigadistas e militares do Exército aguardam a chegada de reforço do Corpo de Bombeiros para traçar estratégia de combate às chamas.

O incêndio foi localizado por meio das câmeras de monitoramento. Segundo o presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo, o foco fica em região isolada, entre a Baía Gaíva e Uberaba, a 300 quilômetros de Corumbá por água, próximo da aldeia indígena Guató.

Ponto vermelho ao centro indica local do incêndio no Pantanal. (Foto/IHP)
Ponto vermelho ao centro indica local do incêndio no Pantanal. (Foto/IHP)

Hoje de manhã, o gestor das áreas do IHP, Geovani Tonolli, informou que o foco foi localizado ontem e as equipes, com apoio do Exército, tentaram fazer primeira tentativa de combate às chamas, sem sucesso, por conta do difícil acesso. “Hoje, a gente continua monitorando desde cedo, aguardo mais equipes: bombeiros militares e mais brigadistas para traçar estratégia e ir até o foco e extinguir”.

A preocupação, segundo Tonolli, é com a comunidade indígena, já que as casas ficam às margens do rio. São pelo menos 47 famílias residentes na região.

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Pantanal de Mato Grosso do Sul registrou 290 focos de incêndio este ano.

Nos siga no Google Notícias