Justiça dá liminar e prefeitura vai abrir ligação entre centro e BR-163
Decisão provisória permite desapropriação de área para ligar Avenida Lourival Barbosa à rodovia
Liminar da Justiça vai acelerar as obras para abrir outro acesso da BR-163 à cidade de Rio Brilhante, localizada a 161 km de Campo Grande. A intenção da prefeitura é transformar esse novo acesso em entrada principal da cidade de quase 40 mil habitantes.
De acordo com o procurador jurídico do município, o advogado Ericomar Correia de Oliveira, a decisão do Poder Judiciário, mesmo ainda provisória, permite emissão de posse da área de 2,8 hectares de parte da Fazenda Santa Eliza, nos fundos do bairro Nery Lima.
Com a liminar, a prefeitura pretende iniciar a pavimentação asfáltica da extensão da Avenida Lourival Barbosa ligando o centro até a BR- 163. O projeto também inclui ciclovia e pista de caminhada. Em linha reta, o trecho a ser construído tem 500 metros.
Atualmente existem dois acessos ao perímetro urbano de Rio Brilhante - um pelo trevo com a MS-379 e outro através do trevo com a BR-267.
O prefeito Lucas Foroni (MDB) disse ter ficado empolgado e feliz com a decisão do Poder Judiciário. “Isso possibilita a continuidade do projeto. Temos a promessa do governador [Reinaldo Azambuja] de mais R$ 5 milhões para que a obra se torne realidade. Este investimento vai trazer mais visibilidade e desenvolvimento para Rio Brilhante”.
Lucas disse que o juiz Jorge Tadashi Kuramoto compreendeu a importância dessa desapropriação. Segundo o prefeito, o projeto deve ser licitado pelo Governo do Estado ainda neste mês.