Ladário confirma primeiro caso de gripe H1N1 em jovem de 19 anos
O primeiro caso de gripe H1N1 em Ladário, distante 419 km de Campo Grande, foi confirmado pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (18) em uma jovem de 19 anos que vive no conjunto Mutirão.
Segundo informações do site Diário Corumbaense, a jovem começou a sentir os sintomas e procurou, de imediato, o Pronto-Socorro de Corumbá, onde o exame deu positivo para a doença.
Conforme o secretário municipal de saúde, Cleber Colleone, a jovem ficou internada por quatro dias, assinou um termo de responsabilidade, mas acabou abandonando o tratamento. “A paciente foi medicada e alertada sobre o risco dos sintomas e da doença. Mesmo indo para casa, a nossa equipe a procurou para que ela pudesse dar prosseguimento aos procedimentos do tratamento”, afirmou.
O secretário recomendou que as pessoas – que integram o grupo prioritário – devem tomar a dose da vacina. “Recomendamos que qualquer pessoa que estiver com os sintomas da gripe H1N1, que são febre, tosse, dores no corpo ou dor de garganta, deve imediatamente procurar o posto de saúde mais próximo ou o hospital. Caso seja confirmado, o paciente é tratado isoladamente e faz uso de medicamento Tamiflu”.
Em Ladário, a vacina é disponibilizada na Estratégia de Saúde da Família João Fernandes e na Unidade Mista. A campanha de imunização contra a H1N1 vai até amanhã (20). É preciso pegar senhas para a vacinação.