ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Mais uma vez, líder em pesquisas falta a debate entre candidatos a prefeito

Marçal Filho foi único ausente no encontro para discutir propostas para a educação de Dourados

Por Helio de Freitas, de Dourados | 26/09/2024 22:44
Candidato à reeleição, Alan Guedes fala em debate no Simted, na noite desta quinta (Foto: Divulgação/Simted)
Candidato à reeleição, Alan Guedes fala em debate no Simted, na noite desta quinta (Foto: Divulgação/Simted)

Líder na pesquisa do Novo Ibrape, o candidato do PSDB à Prefeitura de Dourados, Marçal Filho, faltou ao segundo dos três debates programados para esta campanha eleitoral.

Na noite desta quinta-feira (26), o radialista e ex-deputado foi o único ausente no debate organizado pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), pelo Comitê de Defesa Popular, pelo Sindicato dos Bancários e sindicatos de servidores da Uems e da UFGD. Em carta, ele culpou os adversários pela audiência (leia abaixo).

Assim como ocorreu no dia 14 deste mês, no debate na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), foram ao Simted nesta noite o prefeito e candidato à reeleição Alan Guedes (PP), o professor universitário Tiago Botelho (PT), a ex-deputada Bela Barros (PDT), o farmacêutico Racib Harb (Novo), o professor Beto Teles (Psol/Rede) e o agricultor indígena Valderi Garcia (PCO).

O tema do debate foi “O que esperar para Dourados de 2025 a 2028: nossa escolha fará a diferença na Educação?".

A ausência de Marçal Filho foi criticada pelos adversários. Alan Guedes, que aparece em segundo na pesquisa do Novo Ibrape, disse que os candidatos presentes têm, de fato, compromisso com a educação municipal.

“É falta de compromisso com a educação pública do candidato Marçal Filho pela sua ausência. Não quis dialogar com os comerciantes, não quis dialogar com as entidades dos trabalhadores em educação. Em 40 anos de vida pública, pouco ou nada fez pela educação”, alfinetou o candidato do PP.

Tiago Botelho também criticou a ausência de Marçal afirmando que o candidato do PSDB não foi ao debate por não ter projeto para a educação, mas não poupou o atual prefeito e candidato à reeleição lembrando o episódio em que Alan Guedes viajou para evento em Dubai durante greve dos professores da Rede Municipal, em março de 2022. Nesse momento, o petista foi vaiado por parte do público.

Professor concursado da Rede Municipal de Ensino, Beto Teles sugeriu que o sindicato trancasse a porta e não permitisse a saída dos candidatos até que todos assinassem compromisso de implantar o piso salarial para 20 horas semanais de trabalho.

Alan Guedes aproveitou para lembrar que nesta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação protocolou no Simted o compromisso do piso para 20 horas, incluído em seu plano de governo.

O prefeito voltou a alfinetar Marçal Filho, lembrando que o oponente, quando era deputado estadual, ajudou a aprovar o projeto do governo estadual que acabou com a paridade de salário entre professores concursados e contratados da Rede Estadual de Ensino.

“A disparidade hoje é de 52% e ele [Marçal] foi um dos responsáveis por votar, de maneira covarde, impedindo que os contratados recebessem o mesmo salário dos concursados, como é na rede municipal de Dourados”, disse Alan Guedes.

Carta de Marçal – Marçal Filho postou carta em suas redes sociais explicando os motivos de ter faltado ao debate no Simted e colocou a culpa nos adversários. Disse que sua ausência se deve aos “ataques pessoais, rasteiros e covardes” que vem sofrendo dos demais candidatos.

Alegou que, em respeito às entidades organizadoras do evento, protocolou documento se comprometendo com as reivindicações da educação municipal.

“Tenho realizado campanha limpa, sem ataques pessoais, sem ofensas aos demais concorrentes, motivo pelo qual não me sinto à vontade para participar de um debate onde a minha vida pessoal será mais discutida que os reais problemas da nossa cidade”, afirmou Marçal Filho. O último debate em Dourados será no dia 1º de outubro, organizado pela Rádio Grande FM.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias