Mutirão retira 5 toneladas de lixo dos córregos urbanos de Bonito
Materiais de isopor, sacolas plásticas, garrafas e vidros foram encontrados em rios que alimentam o Formoso
Grupo de ambientalistas e empresários de atrativos turísticos de Bonito, a 297 km de Campo Grande, se uniram para realizar a limpeza dos rios urbanos do município. As equipes iniciaram os trabalhos na quinta-feira (21) e, até a tarde de hoje (22), já haviam retirado 5 toneladas de lixo e material orgânico acumulado nos córregos Bonito e Restinga.
A ação é em comemoração ao Dia Mundial da Água e contou com apoio de diferentes instituições voltadas para preservação e conservação ambiental, PMA (Polícia Militar Ambiental), órgãos de fiscalização, IHP (Instituto Homem Pantaneiro), empresários e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Mesmo acostumados com esse tipo de ação, a quantidade de lixo retirada impressionou os voluntários. Para a coordenadora do IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), Liliane Lacerda, as pessoas ficam impressionadas com as anormalidades no Rio Formoso, mas ficam inertes ao que jogam pelas cidades.
“Queremos que as pessoas conheçam e valorizem nossos rios urbanos, pois eles alimentam o Formoso. Todos ficam incomodados quando alguma coisa acontece com ele, mas não se indignam com os córregos da cidade cheios de lixo. É uma ação pontual, que estamos formando uma corrente de conservação, antes tarde do que nunca”, destaca Liliane.
Outros trabalhos de limpeza foram realizados neste Dia Mundial da Água, alcançando também o Rio da Prata, entre Jardim e Bonito, e o Rio Miranda, na região entre Jardim e Guia Lopes da Laguna. Além do trabalho de limpeza dos rios, houve também palestra sobre a importância da conservação de nascentes e que envolveu 120 crianças que vivem em Jardim.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.