ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Operação da polícia paranaense prende 3 moradores de MS por tráfico

Dois homens e uma mulher foram presos pela Denarc do Paraná nesta terça-feira em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 28/03/2023 10:39
Preso chega à delegacia escoltado por policiais e carregando filho no colo (Foto: Adilson Domingos)
Preso chega à delegacia escoltado por policiais e carregando filho no colo (Foto: Adilson Domingos)

Três sul-mato-grossenses foram presos hoje (28) pela Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) do Paraná acusados de envolvimento com carga milionária de cocaína apreendida há quase um ano na região norte daquele Estado. As prisões ocorreram em Dourados (a 251 km de Campo Grande).

Por determinação do juiz Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, da comarca de Marilândia do Sul (PR), foram presos o casal apontado batedor da carga e o condutor do Audi usado para transportar os 96 quilos de cocaína, apreendida em 13 de abril de 2022.

Os douradenses presos são Jhonatan Silva Rufino, 38, a mulher dele Franciely Rodrigues dos Santos, 35, e Alessandro Scaldelai Ramalho, 38, o motorista do Audi com a droga. Mesmo condenado pela Justiça paranaense, ele já estava em liberdade e hoje voltou a ser preso, agora por associação para o tráfico.

Jhonatan e Franciely moram em um residencial no Jardim Novo Horizonte. Quando os policiais chegaram para cumprir os mandados de prisão, ele estava com o filho pequeno do casal e foi levado para a delegacia com a criança no colo. Alessandro mora no residencial Estrela Porã, bairro vizinho do Novo Horizonte – ambos na região oeste da cidade.

Policial abre fundo falso em Audi, onde estava a cocaína (Foto: Divulgação)
Policial abre fundo falso em Audi, onde estava a cocaína (Foto: Divulgação)

Batedores – Chefe da operação que prendeu os douradenses nesta terça-feira, o delegado Adilson José da Silva, da Denarc, disse que no dia da apreensão da cocaína, Jhonatan e Franciely atuavam como batedores da carga. Os investigadores descobriram que eles seguiam na frente do Audi em um Jeep Compass branco para avisar Alessandro Ramalho sobre eventuais barreiras da polícia.

Entretanto, a estratégia não funcionou e o Audi foi parado por policiais rodoviários federais na BR-376, em Mauá da Serra, no norte do Paraná. No fundo falso sob o banco traseiro do Audi Q3, os policiais encontraram a cocaína pura, avaliada em R$ 17 milhões.

Após identificar as pessoas que seguiam no Compass como batedores, a Denarc pediu a prisão delas e também a de Alessandro Ramalho. Após cumprir parte da pena, ele voltou para Dourados.

Policiais carregam TV apreendida no apartamento de casal (Foto: Adilson Domingos)
Policiais carregam TV apreendida no apartamento de casal (Foto: Adilson Domingos)

A Denarc também cumpriu ordem judicial de sequestro de veículos dos investigados, além de outros bens de alto valor, supostamente adquiridos com dinheiro do tráfico.

Entre os bens apreendidos estão uma caminhonete S10 prata e um aparelho de TV de última geração. No apartamento do casal, os policiais também apreenderam pelo menos 10 cartuchos de calibre 357. Por isso, Jhonatan também será autuado por posse ilegal de munições.

Segundo o delegado Adilson José da Silva, após a apreensão da cocaína no ano passado, o casal mudou de atividade criminosa e passou a atuar no contrabando de cigarro do Paraguai.

Ao ser abordado hoje, Jhonatan estava com outro Jeep Compass, registrado em nome do pai dele. O carro tinha sido apreendido com cigarro, no ano passado, mas também foi liberado pela Justiça. Os três vão permanecer presos em Dourados. A operação teve apoio do SIG (Setor de Investigações Gerais), da Polícia Civil. (Colaborou Adilson Domingos)

Nos siga no Google Notícias