Órgãos de adolescente morto em acidente são levados para transplante em SP
Coração, rins, córneas, fígado e pâncreas são transplantados na noite desta quarta-feira (11) de um adolescente de 17 anos que teve morte cerebral constatada em Laguna Carapã, e estão sendo levados para São Paulo.
Equipe formada por pelo menos 11 profissionais de saúde, sendo grande parte médicos, chegou na tarde de hoje em Dourados, para fazer a captação de órgãos de um adolescente de 17 anos, que teve morte cerebral contatada após de sofrer um acidente de moto.
Está é a primeira captação de coração feita no município e também serão aproveitados os rins, as córneas, fígado e pâncreas. Uma estratégia para o rápido deslocamento da equipe foi preparada entre o aeroporto e o Hospital da Vida e do hospital para o aeroporto.
O tempo de captação e reimplantação é muito curto, de três horas apenas e o órgão está sendo levado para São Paulo, para salvar uma vida.
Os rins, as córneas, fígado e pâncreas serão levados para o Acre e duas aeronaves da Força Aérea Brasileira dão suporte para as equipes.