ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Paraguai propõe ao Brasil financiar construção de ponte ligando a MS

Ministro de Obras Públicas e Comunicações disse que governo paraguaio vai mandar proposta ao Brasil, para bancar a obra

Helio de Freitas, de Dourados | 09/05/2018 16:24
Projeto do governo paraguaio é ligar San Lázaro a MS com uma ponte sobre o Rio Apa (Reprodução/Google)
Projeto do governo paraguaio é ligar San Lázaro a MS com uma ponte sobre o Rio Apa (Reprodução/Google)

O governo do Paraguai quer bancar a construção de uma ponte ligando aquele país a Mato Grosso do Sul. O projeto está orçado de 6 milhões a 8 milhões de dólares e prevê a ligação entre San Lázaro, no Departamento de Concepción, ao município de Porto Murtinho, sobre o Rio Apa.

A informação foi dada hoje (9) pelo ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Giménez Gaona. À agência internacional de notícias EFE, Gaona disse que a proposta será encaminhada ao ministro dos Transportes brasileiro, Valter Casimiro Silveira, em encontro que mantêm no dia 17 deste mês, em Brasília (DF).

De acordo com o governo paraguaio, a ponte terá extensão de 200 metros. O projeto é apontado pelo país vizinho como estratégico para ampliar a ligação terrestre entre as duas nações e facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro pela hidrovia Paraguai-Paraná.

Também para a agência EFE, o diretor de Planejamento Viário do Paraguai, Félix Zelaya, disse que o governo de seu país quer financiar 100% da ponte “porque é uma obra do nosso interesse”. Segundo ele, por ser “uma obra pequena”, o cofre paraguaio tem condições de bancar o valor.

Com a ponte sobre o Rio Apa, o governo paraguaio espera concluir o projeto de integração naquela região do país, que inclui uma estrada já pavimentada até Vallemí e agora trabalha na ligação dessa cidade com San Lázaro.

O diretor de Planejamento Viário também lembrou que o Governo do Paraguai, através da Chancelaria, apresentou ao Brasil uma minuta de acordo de proposta na qual oferecia o financiamento desta ponte.

Ramón Gaona disse que também vai discutir com o colega brasileiro o projeto de construção da ponte sobre o Rio Paraguai, ligando Carmelo Peralta a Porto Murtinho.

O governo paraguaio tem outros dois projetos de ligação terrestre com o Brasil, o que ampliaria o número de pontes entre os dois países para cinco, já que atualmente existe apenas a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este.

Nos siga no Google Notícias