Polícia encontra galos mutilados e com vários ferimentos em rinha do interior
A PMA (Polícia Militar Ambiental) desmantelou uma rinha de galos, que ocorria em uma residência em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande. Ao todo, 12 aves da espécie galo-índio foram apreendidas. Parte dos animais apresentavam sangramentos e ferimentos na crista e em várias partes do corpo.
A ação ocorreu por volta das 21h desta segunda-feira (dia 7) em uma casa, na periferia da cidade. Na ocasião, três homens foram flagrados quando colocavam galos em uma arena, em cômodo do fundo da residência. Os autores foram multados no valor total de R$ 6 mil.
De acordo com a polícia, todas as aves estavam mutiladas com as esporas cortadas e sinais característicos dos animais em rinhas. “Alguns galos eram mantidos confinados em gaiolas de madeira apertadas com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada”, acrescentou a PMA.
Além das aves, também foram apreendidos seis batoques (espécie de tampões), três biqueiras de couro, quatro esporas de plástico, três seringas e um frasco de produto veterinário utilizado para a medicação de animais.
Conforme a PMA, os três infratores foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil da cidade, juntamente com os animais e materiais apreendidos. Eles responderão por crime ambiental de maus-tratos a animais. Se condenados, poderão pegar pena de três meses a um ano de detenção.