ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Polícia Federal desmonta importação ilegal de aparelhos de som

Operação Sem Ruídos deflagrada hoje cumpre mandados em MS, São Paulo, Paraná e Santa Catarina

Helio de Freitas, de Dourados | 20/10/2022 08:43
Aparelhos ilegais apreendidos em operação desencadeada hoje pela PF (Foto: Divulgação)
Aparelhos ilegais apreendidos em operação desencadeada hoje pela PF (Foto: Divulgação)

Esquema de importação ilegal de equipamentos de som usados em grandes evento é alvo da Operação Sem Ruídos, deflagrada nesta quinta-feira (20) pela Polícia Federal.

Conduzida pela delegacia da PF em Ponta Porã – cidade separada por uma rua do território paraguaio – a operação cumpre 17 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Conforme a PF, a organização criminosa é especializada no descaminho de equipamentos eletrônicos de alto valor agregado utilizados na realização de grandes eventos. O material era adquirido no Paraguai e remetido para vários estados brasileiros através da fronteira com Mato Grosso do Sul.

Previsto no artigo 334 do Código Penal, o descaminho é crime contra a ordem tributária. É diferente de contrabando, cujo crime envolve produtos de introdução proibida no Brasil, como cigarro e pneus.

Segundo a Polícia Federal, as investigações revelaram que pessoas físicas e jurídicas se dedicavam à comercialização e locação de equipamentos de iluminação, painéis de led e sonorização de alta tecnologia para eventos, de casamentos a shows musicais.

As vendas e locações eram anunciadas em sites e mídias sociais controladas pelas empresas investigadas. A organização criminosa mantinha filial de uma das empresas em Ponta Porã, de onde despachava os produtos oriundos do Paraguai usando notas fiscais falsas de “remessa para locação”.

Equipamento de som profissional apreendido pela Polícia Federal (Foto: Divulgação)
Equipamento de som profissional apreendido pela Polícia Federal (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias