ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Polícia prende quatro pessoas em flagrante por furto de energia

Ao todo, 11 pontos foram vistoriados em Bela Vista nesta quinta-feira (7)

Por Gustavo Bonotto | 07/03/2024 21:54
Equipe de peritos criminais e funcionários da Energisa fiscalizam poste fraudado no interior. (Foto: Reprodução/PCMS)
Equipe de peritos criminais e funcionários da Energisa fiscalizam poste fraudado no interior. (Foto: Reprodução/PCMS)

Quatro pessoas foram presas em operação de combate ao furto de energia elétrica na cidade de Bela Vista, distante 324 quilômetros de Campo Grande, na tarde desta quinta-feira (7). Ao todo, 11 pontos foram vistoriados, sendo constatado irregularidades em cinco deles.

De acordo com a nota enviada à imprensa, quatro pessoas foram autuadas em flagrante. A operação foi desencadeada pela Polícia Civil em parceria com a concessionária Energisa. Segundo a empresa, foi constatado o desvio de energia em diversos imóveis.

Os autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil e foram qualificados pelo crime de furto pela fraude. A punição, segundo o Código Penal, pode chegar a oito anos de reclusão.

As fraudes, mais conhecidas como “gato”, trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), estima que as fraudes no Brasil representam mais de 31,5 mil gigawatts.

Segundo a concessionária, o custo referente à reposição das perdas decorrentes das ligações clandestinas chegam a R$ 175 milhões no Mato Grosso do Sul e encarecem a conta em até 10%, conforme dados da agência reguladora do setor.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias