Prefeito encaminha projeto criando 41 cargos para comissionados
Município afirma que teve queda de receita, mas pediu abertura de vagas em autarquias e fundações
O prefeito de Corumbá, distantes 419 km de Campo Grande, Marcelo Iunes (PSDB), encaminhou nesta segunda-feira (11) a Câmara de Vereadores projeto de lei que prevê a criação de 41 cargos comissionados, em plena pandemia.
Caso seja aprovado, o pedido logicamente aumentará a folha salarial do município no período que os municípios estão concentrados no combate a disseminação do coronavírus.
Em abril, a prefeitura havia divulgado que as restrições impostas devido à pandemia provocariam uma redução superior a 30% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a principal receita do município.
De acordo com o Portal da Transparência, a prefeitura gastou somente em abril R$ 2,9 milhões com os atuais 623 cargos comissionados.
O projeto de lei do Executivo prevê 20 cargos para cargo de gerente, seis cargos de assessor-executivo II, seis cargos de assessor técnico-jurídico, oito cargos de coordenador e um cargo de assessor de comunicação institucional.
O Campo Grande News tentou falar com o prefeito Marcelo Iunes, mas as chamadas por telefone não foram atendidas. No projeto, encaminhado ao presidente da Casa de Leis, vereador Roberto Gomes Façanha (MDB), o prefeito justifica que os cargos atendem “as necessidades da administração direta e indireta”.
Também afirma que “com o aumento das atribuições das unidades criadas ou transformadas, surge a necessidade de preenchimento de seu quadro de pessoal”. Diz ainda que foi feito levantamento e ouvida a necessidade das autarquias e fundações. “Chegou ao quantitativo de 40 cargos em comissão para atender quatro fundações e duas autarquias”.
O projeto diz que para o pagamento da folha desses servidores já existe previsão de recursos.