ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Primeira rodovia de concreto vai atender "boom" de fábrica de celulose

Usado em outros Estados, pavimento reduz risco de acidentes e precisa de menos reparos emergenciais

Por Caroline Maldonado | 02/06/2024 13:00
Trecho da PRC-280, que foi restaurada com pavimento rígido de concreto, no Paraná. (Foto: Chico Ribeiro/Governo MS)
Trecho da PRC-280, que foi restaurada com pavimento rígido de concreto, no Paraná. (Foto: Chico Ribeiro/Governo MS)

Deve ser lançada no próximo semestre a licitação para obras que vão trocar o asfalto por pavimento de concreto em trecho de 48 quilômetros da MS-377, no trecho que vai do encontro com a MS-320 até Inocência, a 331 quilômetros da Capital. A vida útil da nova via chegará a 20 anos.

Depois de anunciar que investiria no novo tipo de pavimento, o Governo do Estado informou que esse será o primeiro trecho a passar por obras. O projeto da nova rodovia está em andamento na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). A rodovia receberá ainda nova sinalização, melhorias na drenagem e implementação de dispositivos de segurança apropriados.

A melhoria vai atender a crescente demanda de tráfego de caminhões pesados, especialmente com a instalação da fábrica de celulose da Arauco, em Inocência.

Em maio, a Arauco recebeu do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a licença de instalação para o Projeto Sucuriú, que prevê começar a construção de uma fábrica em 2025.

Na nova unidade serão produzidas 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada por ano. A indústria prevê começar a produzir em março de 2028 com o investimento de R$ 15 bilhões. A cidade de 7 mil habitantes se prepara para receber 12 mil trabalhadores na obra.

Pavimento - Países como os EUA (Estados Unidos da América) e vários na América Latina já usam esse tipo de material nas estradas, além do Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo, esteve na rodovia PRC-280, que foi restaurada com pavimento rígido de concreto, no Paraná, em agosto de 2023. A estrada é um dos principais corredores logísticos do Paraná, ligando o Sudoeste paranaense ao Porto de Paranaguá.

"Essa abordagem proativa não apenas reduz o risco de acidentes, mas também minimiza a necessidade de reparos emergenciais, resultando em economia de recursos ao Estado a longo prazo", disse o secretário.

As vantagens do pavimento de concreto incluem durabilidade média de 20 anos, qualidade da superfície, conforto de rolamento, custo inicial competitivo, baixo custo de manutenção, maior resistência ao tráfego pesado e segurança ao usuário.

A rodovia também possui vantagens ambientais. É resistente ao desgaste, reduz o consumo de combustível para os veículos que transitam nela, têm menor emissão de CO2.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias