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Interior

Primeira rodovia de concreto vai atender "boom" de fábrica de celulose

Usado em outros Estados, pavimento reduz risco de acidentes e precisa de menos reparos emergenciais

Por Caroline Maldonado | 02/06/2024 13:00
Trecho da PRC-280, que foi restaurada com pavimento rígido de concreto, no Paraná. (Foto: Chico Ribeiro/Governo MS)
Trecho da PRC-280, que foi restaurada com pavimento rígido de concreto, no Paraná. (Foto: Chico Ribeiro/Governo MS)

Deve ser lançada no próximo semestre a licitação para obras que vão trocar o asfalto por pavimento de concreto em trecho de 48 quilômetros da MS-377, no trecho que vai do encontro com a MS-320 até Inocência, a 331 quilômetros da Capital. A vida útil da nova via chegará a 20 anos.

Depois de anunciar que investiria no novo tipo de pavimento, o Governo do Estado informou que esse será o primeiro trecho a passar por obras. O projeto da nova rodovia está em andamento na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). A rodovia receberá ainda nova sinalização, melhorias na drenagem e implementação de dispositivos de segurança apropriados.

A melhoria vai atender a crescente demanda de tráfego de caminhões pesados, especialmente com a instalação da fábrica de celulose da Arauco, em Inocência.

Em maio, a Arauco recebeu do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a licença de instalação para o Projeto Sucuriú, que prevê começar a construção de uma fábrica em 2025.

Na nova unidade serão produzidas 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada por ano. A indústria prevê começar a produzir em março de 2028 com o investimento de R$ 15 bilhões. A cidade de 7 mil habitantes se prepara para receber 12 mil trabalhadores na obra.

Pavimento - Países como os EUA (Estados Unidos da América) e vários na América Latina já usam esse tipo de material nas estradas, além do Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo, esteve na rodovia PRC-280, que foi restaurada com pavimento rígido de concreto, no Paraná, em agosto de 2023. A estrada é um dos principais corredores logísticos do Paraná, ligando o Sudoeste paranaense ao Porto de Paranaguá.

"Essa abordagem proativa não apenas reduz o risco de acidentes, mas também minimiza a necessidade de reparos emergenciais, resultando em economia de recursos ao Estado a longo prazo", disse o secretário.

As vantagens do pavimento de concreto incluem durabilidade média de 20 anos, qualidade da superfície, conforto de rolamento, custo inicial competitivo, baixo custo de manutenção, maior resistência ao tráfego pesado e segurança ao usuário.

A rodovia também possui vantagens ambientais. É resistente ao desgaste, reduz o consumo de combustível para os veículos que transitam nela, têm menor emissão de CO2.

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