Procon flagra irregularidades em 16 postos de combustíveis no interior
Somente em Ponta Porã dez dos 12 estabelecimentos vistoriados foram autuados. Em um dos postos foram descartadas 82 garrafas de cerveja
Operação deflagrada na região de fronteira com o Paraguai flagrou irregularidades em postos de combustíveis. Balanço divulgado pelo Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) aponta que 16 estabelecimentos foram autuados.
Somente em Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande – dez dos 12 estabelecimentos vistoriados foram autuados. Em Bela Vista – a 322 km da Capital – foram vistoriados cinco postos. Três receberam autos de infração. Caracol, Antônio João e Laguna Carapã totalizaram somaram mais três postos em situação irregular.
Somente em produtos vencidos foram retirados de circulação 328 itens. As conveniências também foram alvo da operação. Em um dos postos foram descartados 82 garrafas de cerveja, seis garrafas de refrigerante e pizzas. Nas bombas, a operação detectou erro na vazão máxima, mangueiras com vazamento, desgastadas ou deformadas, e vazamentos no dispositivo medidor.
“Fiscalizamos os postos colocando produtos impróprios e vencidos fora de circulação e ainda averiguando as bombas de combustíveis prevenindo prejuízos aos consumidores”, disse o titular do Procon, Marcelo Salomão.
A operação foi deflagrada em conjunto com a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natual e Biocombustíveis) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Ao todo foram fiscalizados 25 estabelecimentos entre os dias 16 e 29 de abril.