ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Quatro empresas disputam licitação para construir terminal de aeroporto

Obra em Dourados foi anunciada em março pelo governador Eduardo Riedel e ministro de Portos e Aeroportos

Por Helio de Freitas, de Dourados | 04/04/2025 15:15
Quatro empresas disputam licitação para construir terminal de aeroporto
Aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados, terá novo terminal de passageiros (Foto: Saul Schramm)

Quatro empresas apresentaram proposta para construir o novo terminal de passageiros e cargas do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados, cidade a 251 km de Campo Grande. A obra vai custar cerca de R$ 39 milhões em recursos federais e contrapartida do governo de Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Quatro empresas estão na disputa para construir o novo terminal de passageiros e cargas do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados, MS. A obra, orçada em R$ 39 milhões, será financiada com recursos federais e do governo estadual. A licitação foi lançada em março, e as propostas foram abertas recentemente. O novo terminal, com 3 mil m², incluirá lanchonetes, lojas e infraestrutura para segurança e comunicação aérea. A construção faz parte do PAC e tem prazo de 19 meses após a ordem de serviço. O aeroporto, com nova pista pronta, aguarda homologação para retomar voos comerciais.

A licitação foi publicada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística no dia 14 de março deste ano, mesmo dia em que o governador Eduardo Riedel e o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho anunciaram a obra, em visita a Dourados.

De acordo com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), as propostas foram abertas nesta sexta-feira (4). A partir de agora, a documentação apresentada pelas quatro empresas será analisada e depois será publicada a lista das habilitadas.

Na sequência, será avaliada a proposta de menor valor entre as habilitadas para dar continuidade ao processo licitatório, com posterior homologação da empresa vencedora.

O novo terminal, com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, contará com lanchonete e lojas comerciais, além de seção contra incêndio (SCI) e estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (Epta).

Fazem parte do projeto a Central de Utilidades (caixa d’ água e casa de força) com 183,47 m²; Depósito de Resíduos Sólidos com 54,96 m²; Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave) com 96,73 m²; Sessão de Combate à Incêndio com 368,11 m²; e o Terminal de Passageiros, com 2.655,37 m².

Após ser conhecido o nome da empresa vencedora e assinada a ordem de início de serviço, o prazo de execução da obra é de 19 meses.

O novo terminal do aeroporto de Dourados foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) anunciado em 2023. O aeroporto já está com a nova pista pronta desde julho do ano passado, mas o processo de homologação ainda não foi concluído, por isso segue fechado para voos comerciais.

Desde que assumiu o mandato, em janeiro, o prefeito Marçal Filho (PSDB) iniciou conversas com companhias aéreas para a retomada de conexões da cidade com grandes centros do país. Entretanto, a homologação da nova pista e a certificação do sistema de comunicação ainda não foram concluídas.

Segundo o prefeito, a construção do novo terminal não vai afetar o funcionamento do aeroporto, que vai continuar operando com o terminal atual. Nos três primeiros meses deste ano, o aeroporto de Dourados teve 1.587 operações de pouso e decolagem.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias