ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Quatro são presos em ação contra esquema de tráfico em cargas de ração

Operação Psicultropicos cumpriu os mandados de prisão em Dourados e Batatais

Por Helio de Freitas, de Dourados | 19/02/2025 10:05


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Quatro pessoas foram presas na Operação Psicultropicos, que investiga um esquema de tráfico de drogas entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. A ação, liderada pela Defron com apoio da Polícia Civil de SP, cumpriu mandados de prisão e busca em Dourados e Batatais. A quadrilha usava cargas de ração para peixe para transportar drogas, disfarçando o cheiro com graxa. Em operações anteriores, 3.280 kg de maconha foram apreendidos. O nome da operação é uma fusão de 'piscicultura' e 'psicotrópicos', refletindo a estratégia de ocultação das drogas.

Quatro pessoas investigadas por envolvimento com o tráfico de drogas foram presas nesta quarta-feira (19) no âmbito da Operação Psicultropicos, deflagrada pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) com apoio da Polícia Civil de São Paulo.

Um mandado de prisão preventiva foi cumprido em Dourados, a 251 km de Campo Grande, e três em Batatais, na região de Ribeirão Preto (SP). Também foram cumpridas três ordens judiciais de busca em endereços ligados aos investigados (veja o vídeo acima). Cinco celulares e dois veículos foram apreendidos.

De acordo com as investigações, os presos integram organização criminosa que mandava droga da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai para São Paulo em cargas de ração. Outros cinco envolvidos já tinham sido presos com uma das cargas, em 2024.

Conforme a Defron, a investigação teve início com o desmantelamento de entreposto de drogas no Jardim Alhambra, em Dourados, em outubro de 2024. No barracão, foram apreendidos 277 quilos de maconha em meio a sacos de ração para peixe. No local também foram encontrados potes de graxa usada para disfarçar o cheiro do entorpecente e dificultar a detecção por cães farejadores.

Outra carga ligada à quadrilha foi apreendida em novembro de 2024, quando 3.280 quilos de maconha foram encontrados sob carga de ração transportada em caminhão baú. O veículo estava em outro barracão, na Vila Guarani, região leste de Dourados.

Aquela operação resultou na prisão de cinco indivíduos envolvidos diretamente no transporte e logística. O motorista do caminhão e os batedores foram localizados com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

O nome "psicultropicos" é derivado da fusão das palavras "piscicultura" e "psicotrópicos", refletindo a estratégia de ocultar drogas em cargas de ração para criação de peixes, facilitando o envio dos entorpecentes para outros estados sem levantar suspeita.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias