Raios atingem área banhada do rio Formoso e incêndio já dura três dias
Pelo menos dois raios atingiram uma área banhada do rio Formoso em Bonito, distante 257 km de Campo Grande, causando incêndio que atinge mais de 200 hectares de área protegida. O fogo começou na quinta-feira (9) e ainda há chamas no local, nesta manhã (13).
Conforme informações do secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, após chuva no fim do dia da quinta-feira, dois raios atingiram a região que é alagada e as chamas começaram. "Achamos que não iria tomar grandes proporções, já que a área é alagada, porém, o capim que estava seco ajudou o fogo a se alastrar", explica.
Três fazendas que fazem divisa com o rio, foram atingidas pelo fogo, sendo a Belo Horizonte, Barreiro Grande e fazenda Lombas. "Não tem como entrar nessa área para controlar o fogo, o solo não é firme e nem veículo entra. O que fizemos para que as chamas não atingessem o outro lado do rio, foi controlar em torno, monitorando. Muitas pessoas, entre policiais, donos das fazendas e moradores, ajudaram a controlar o incêndio", alega.
No sábado, as chamas atingiram toda a lateral do rio. "No domingo estava mais controlado e ainda tem fumaça saindo, mas estamos com um caminhão pipa no local monitorando. É um grande prejuízo para a natureza, mas infelizmente não tínhamos como prever que isso aconteceria. Resgatamos vários animais silvestres e algumas áreas de capim verde, não queimaram", finaliza o secretário.
Conforme a prefeitura de Bonito, o trabalho de combate ao incêndio conta com ajuda de 40 homens em trabalho conjunto entre a Guarda Municipal, o grupamento do Corpo de Bombeiros de Jardim e a Polícia Militar Ambiental, além de voluntários.
O incêndio, que consumiu a base seca do capim da área alagada, ocorre em uma área de difícil acesso, o que impede a utilização do caminhão do Corpo de Bombeiros e do caminhão pipa da prefeitura. O prefeito Odilson Soares (PSDB) sobrevoou a área atingida na tarde de ontem (12).