ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Receita Federal e polícia desmontam depósitos de contrabandistas

Ação mira grupo criminoso que utiliza as BRs 463 e 163 para introduzir produtos ilegais trazidos do Paraguai

Por Helio de Freitas, de Dourados | 20/09/2023 14:45
Agente da Receita Federal em local onde foram apreendidos produtos ilegais (Foto: Divulgação)
Agente da Receita Federal em local onde foram apreendidos produtos ilegais (Foto: Divulgação)

Em mais uma investida para desmontar a rede de contrabando instalada na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, a Receita Federal do Brasil e forças policiais deflagraram operação nesta quarta-feira (20) contra organização criminosa instalada nas cidades de Dourados e Douradina.

Nessas duas cidades existe rede bem estruturada de entrepostos de produtos contrabandeados trazidos do país vizinho usando como rotas as rodovias BR-463 e BR-163 e introduzidos ilegalmente no mercado brasileiro.

A Operação Fronteira RFB 2023 começou com desmonte de depósitos clandestinos nos dois municípios. Segundo o órgão federal, essas instalações clandestinas são utilizadas pelos criminosos para armazenagem temporária de mercadorias, como forma de driblar a fiscalização da Receita Federal e das forças policiais.

Liderada pela Receita Federal e pela Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), a operação tem apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Exército Brasileiro, no contexto da Operação Ágata. Helicóptero da PRF auxilia nas buscas.

“Esses locais servem para armazenar as mercadorias que entram no país sem pagamento dos tributos devidos e posteriormente são enviadas para outros estados, causando prejuízos à sociedade”, afirmou o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva.

Segundo ele, na operação anterior, em junho deste ano, foram apreendidos pelo menos R$ 2 milhões em mercadorias ilegais no distrito de Vila Vargas, povoado pertencente ao município de Dourados localizado nas margens da BR-163.

Conforme a Receita, antes conhecida como “Fronteira Legal”, a operação teve sua primeira edição em 2021, no município de Dourados e seu entorno. Esta terceira edição expandiu sua atuação para outros municípios de Mato Grosso do Sul e Paraná. O balanço da operação ainda será divulgado.

O Campo Grande News apurou que entre os alvos das buscas estão hotéis localizados na margem da BR-163, mesmos estabelecimentos onde grande quantidade de contrabando foi apreendida em operações passadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias