ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Rio Aquidabán transborda e desabrigados são resgatados por helicóptero

Estradas estão interditadas, animais são arrastados e pontes foram levadas pela água na fronteira

Helio de Freitas, de Dourados | 17/02/2023 14:01


Comunidades inteiras estão isoladas pelas enchentes na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Chove sem parar há quase dois dias na região, estradas estão alagadas, animais estão sendo arrastados pela água e pontes foram levadas pelo aumento do volume de rios e córregos.

Na região de Santa Clara e Guavira, a cerca de 35 quilômetros de Mato Grosso do Sul, nos arredores de Pedro Juan Caballero, moradores de áreas rurais estão sendo resgatados por dois helicópteros da Força Aérea paraguaia (veja imagens acima).

O Rio Aquidabán trasbordou devido ao grande volume de chuva. Na comunidade indígena Piki, uma ponte inteira foi arrastada pela água.

Vídeos que circulam em grupos de aplicativo de conversa mostram os moradores tentando resgatar um bovino, arrastado pelo Rio Aquidabán. O laçador errou a laçada quando o animal passava embaixo de uma ponte e o boi foi levado pelo rio.

Em entrevista à rádio ABC Cardinal, Daniel Riveros, da Secretaria de Emergência Nacional, informou que há centenas de desabrigados.

Equipes técnicas estão a caminho do departamento de Amambay para atender os moradores afetados pelas chuvas. Segundo ele, serão necessários vários dias de trabalho para a vida voltar à normalidade na região.

Na Colônia Gasory, lonas, colchões e alimentos estão sendo levados para os moradores que não aceitam abandonar suas casas. Entretanto, a ajuda deve demorar para chegar porque a maioria das estradas está interditada.

Toda a faixa de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul está sendo duramente castigada pelas chuvas. Em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande, pelo menos 30 famílias ficaram desabrigadas após 273 milímetros de chuva entre a manhã de ontem e a madrugada de hoje. Seis casas foram devastadas após o transbordamento do Rio São João Mirim.

Nos siga no Google Notícias