Secretaria de Saúde usa novo veneno para tentar combater a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio do Departamento de Vigilância e Saneamento e da Coordenação de Controle de Endemias, passou a usar um novo larvicida para eliminar e conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.
Trata-se do BT-Horus-SC, comprovadamente eficiente biolarvicida, usado para eliminar as larvas do mosquito Aedes Aegypti, presentes nos bueiros, locais alagados e nas cavidades das árvores, entre outras situações propícias à formação de criadouros.
O biolarvicida é um produto reconhecidamente seguro, já usado em outras ocasiões pela Secretaria Municipal de Saúde e recomendado para essa finalidade específica, já que não acarreta danos ao meio ambiente, como explicou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito.
“Em outras palavras, é um produto que já usamos, ambientalmente correto e seguro e prejudicial apenas ao desenvolvimento das larvas do mosquito”, assegurou Fernando.
“Preparamos uma equipe especializada para esse serviço, que usa bombas aspersoras apropriadas para essa finalidade”, informou o coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizete da Silva.
“O BT-Horus, quando aspergido na água estagnada, ele se transforma, ou seja, produz um tipo de cristais, que passam a ser atrativo alimentar para as larvas. Daí a sua eficiência como larvicida”, explicou Benício.
No uso de combate à proliferação do Aedes Aegypti, um litro do produto é diluído em 10 litros de água, informou o coordenador das equipes de Combate a Endemias.