Segurança que matou jovem com tiro nas costas é condenado a 12 anos
Caso aconteceu em Pedro Juan Caballero; vítima sofria de esquizofrenia
A Justiça do Paraguai condenou, na tarde desta quarta-feira (25), o segurança que matou o vendedor Fabian Fernando Franco Arar com um tiro a queima a roupa. Rafael Robles Torres vai cumprir pena em regime fechado pelo crime, ocorrido na cidade de Pedro Juan Caballero, a 313 quilômetros de Campo Grande.
A decisão partiu dos integrantes do Tribunal de Sentenças da Comarca de Amambay, por unanimidade. A juíza Mirna Carolina Ocampos Ramírez disse que no caso do guarda não constitui defesa legítima, muito menos o argumento de tentativa de agressão que foi apresentado pelos advogados.
Acrescentou ainda que, segundo o laudo da psicologia forense, o condenado estava lúcido e poderia ter controlado suas emoções, evitando um ataque a Fabián, que sofria de esquizofrenia.
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o segurança disparou contra o vendedor, que morreu antes de ser socorrido. As imagens revelam que Fabian deu um tapa na cabeça do segurança, sem motivo algum. Rafael, então, revidou a agressão golpeando as costas com uma arma.
Na sequência, Fabian dá socos no segurança e o empurra contra um poste, momento em que um outro vigilante separa a dupla. O vídeo mostra que Fabian já havia sido puxado de perto do segurança pela testemunha, quando Robles acertou o disparo no peito da vítima, que morreu no local.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.