SES assina contrato que oficializa OS como gestora do Hospital Regional
Foi assinado nesta sexta-feira (5) o contrato que oficializa a implantação de uma OS (Organização Social) para a gestão do Hospital Regional Dr. José Simone Neto, em Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande.
A assinatura dos termos foi feita pelo secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares, junto ao diretor-presidente do Instituto Gerir, Eduardo Reche de Souza e o médico e superintendente técnico do instituto, José Mario Teles, que aproveitaram para conversar sobre as primeiras iniciativas.
De acordo com Tavares, o contrato de gestão com o Instituto Gerir representa um grande passo para a reestruturação dos serviços de saúde do estado, proporcionando um acesso de melhor qualidade para a população do município.
"A integração do sistema das Organizações Sociais é algo necessário para se chegar a um índice de bons resultados na saúde, tudo isso voltado para a qualidade do serviço para a população. Apesar de fazer a gestão do hospital, a empresa terá que cumprir as metas estipuladas pela Secretaria de Saúde", explica Tavares.
O trabalho será acompanhado por uma equipe de auditores que ficarão encarregados pela fiscalização. A empresa ficará responsável pela gestão da unidade de saúde, com o objetivo de otimizar os atendimentos. O contrato de gestão será publicado no Diário Oficial do Estado na próxima semana.
Além disso, haverão metas a serem cumpridas, tendo que o hospital é referência para oito municípios da microrregião de Ponta Porã - que inclui Amambaí, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.
A implantação das Organizações Social está no planejamento do Governo do Estado para a saúde como uma das alternativas para melhorar a qualidade dos serviços e atendimentos à população. O Instituto Gerir é a primeira das duas empresas vencedoras a fazer parte do processo de implantação das OS nas unidades de saúde em Mato Grosso do Sul até o momento.
No dia 21 de julho, a Secretaria de Estado de Saúde publicou o edital de Chamamento Público da empresa vencedora do concurso para gestão do Complexo de Regulação Estadual, que também faz parte do projeto de implantação das Organizações Sociais.