Temporal e vento destelharam 200 casas e 180 árvores foram danificadas
Cerca de 200 residências foram destelhadas pelo temporal que atingiu o município de Jardim - distante 233 km de Campo Grande, no fim de semana. Os ventos de 95 km/h ainda danificaram 180 árvores, algumas caíram por completo e outras apenas os galhos.
A prefeitura está trabalhando para ajudar a população a consertar as casas, com a distribuição de telhas e lonas. Empresários da cidade também ajudaram com a doação de colchões para famílias que perderam objetos na durante a chuva.
De acordo com o secretário de obras, Dival Willeman três pontes foram danificadas pelas chuvas, além de estradas vicinais que ligam a cidade aos assentamentos. Em Guia Lopes da Laguna, cidade vizinha, outras duas pontes e estradas também foram danificadas.
Ainda no dia do temporal, sexta-feira, foram registrados 76 casos de danos a rede de telefonia, quando em média são registrados de 20 a 30 casos. A captação de água também ficou comprometida devido a queda no fornecimento de energia. A Sanesul pede para que a população economize água e evite o desperdício, pois a captação de água ainda não está normalizada.
O prefeito Erney Cunha Bazzano (PT) estuda decretar estado de emergência, assim que as secretarias e a Defesa Civil concluírem o levantamento dos estragos. A equipe estará em Campo Grande amanhã, para falar com o governo do Estado sobre os estragos e definir um plano estratégico de recuperação.
Em Mato Grosso do Sul já são 14 cidades em situação de emergência, devido aos estragos causados pelas fortes chuvas das últimas semanas.