Temporal que passou por São Gabriel deixa prejuízo de R$ 1,5 milhão em granjas
Afetada fornece suínos para cooperativa que atende a empresa Aurora
São Gabriel do Oeste, localizada a 140 quilômetros da Capital, foi uma das cidades de Mato Grosso do Sul mais atingidas pelo temporal de ontem (19). O maior prejuízo provocado pela força dos ventos no município, que superaram os 70 km/h segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é estimado em R$ 1,5 milhão.
Os afetados são Leonardo e Lucimar Maffissoni, que trabalham na engorda de 6 mil porcos para abate na fazenda Nova Alvorada. A maior parte das tendas onde as granjas são confinadas foi destelhada e uma delas acabou tendo a estrutura totalmente destruída. "Até hoje (20), estávamos retirando animais dos destroços", contou ela à reportagem.
O valor necessário para reconstruir os espaços de criação foi calculado por Marcos Piaia, o gerente de produção da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste. A entidade é ligada à empresa de alimentos Aurora. Lucimar é associada.
Marcos explica que a cooperada terá duas opções para receber auxílio da entidade e, assim, reparar os estragos. A primeira é acionar o seguro, caso tenha contratado. A segunda será comprometer cerca de 1,3 mil animais da produção para financiar o conserto.
Os animais que estavam abaixo das tendas têm aproximadamente 70 dias de vida e estão há poucos meses de serem encaminhados para o abate. Apenas dois morreram. Um teve um infarto devido ao susto, o outro, foi prensado.
Além disso, 24 porcos ficaram feridos. "Vão ser removidos provisoriamente para outro local, enquanto não têm onde ficar", explica o gerente. Caminhões já estão no local para levá-los.
Área urbana - A região urbana do município também foi afetada. A secretária municipal de Assistência Social, Rosane de Arruda, afirmou que a prefeitura contabiliza 18 árvores caídas, 1 desalojado e o total de 10 famílias com residências destelhadas ou com estruturas comprometidas.
Aquelas que não possuem condições financeiras de reparar os danos terão benefício do município para isso, disse a titular da pasta. "O maior estrago foi em cômodo que estava sendo construído nos fundos de uma residência, e onde não havia ocupante. A estrutura da casa onde a família mora felizmente não foi afetada", detalha.
As equipes da Prefeitura de São Gabriel do Oeste estão na rua, ainda nesta manhã, para recolher árvores e galhos. O levantamento de todos os estragos ainda não foi concluído.
Matéria atualizada às 11h16 para acréscimo de informações.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: