ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 23º

Interior

TJ derruba lei que permitia comissionado ocupar cargo de concursado

Decisão impacta cargos de chefes de controladorias da Câmara e da Prefeitura de Chapadão do Sul

Caroline Maldonado | 22/07/2023 11:39
TJ derruba lei que permitia comissionado ocupar cargo de concursado
Prédio da Prefeitura de Chapadão do Sul. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul declarou inconstitucional a legislação que permitia comissionados em cargos exclusivos para quem fez concurso em Chapadão do Sul, a 321 quilômetros da Capital.

A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi movida pelo MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra a Câmara Municipal. O processo tramita em 2º grau e cabe recurso.

A legislação permite que sejam comissionados os chefes da Controladoria Interna do Município e da Controladoria Legislativa Municipal. No entanto, esses cargos só podem ser ocupados por servidores aprovados em concurso, conforme o Tribunal.

O prefeito João Carlos Krug (PSDB) informou ao Campo Grande News que desconhece o processo e por isso prefere não comentar o assunto por enquanto, mas entrará em contato com sua assessoria jurídica para se informar sobre a ação.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Airton Antônio Schwantes Tucano (União Brasil) também preferiu não falar sobre o processo e pediu que o jornal entre em contato com o advogado da Casa de Leis, que está em viagem. A reportagem aguarda retorno do assessor jurídico.

Conforme o Tribunal, são inconstitucionais trechos de quatro leis vigentes no município que permitem a contratação de comissionados. Entram no rol de legislação citada na ação artigos das Leis Complementar 72/2013, Lei Municipal 1.120/2016, Lei Municipal 1.124/2017 e Lei Complementar 94/2017.

Nos siga no Google Notícias