ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Ventos de 77 km/h derrubam árvores e deixam bairros sem energia

Nesta sexta-feira, o município continua sob alerta de tempestade com chuva e ventos fortes

Por Viviane Oliveira | 20/10/2023 11:19
Árvore que caiu durante a ventania de ontem (Foto: reprodução / O Pantaneiro)
Árvore que caiu durante a ventania de ontem (Foto: reprodução / O Pantaneiro)

Rajadas de ventos de 77 km/h que atingiram Aquidauana, distante 135 quilômetros de Campo Grande, na tarde de ontem (19), deixaram vários bairros sem energia e derrubaram ao menos cinco árvores. No total, oito ocorrências por causa do temporal foram registradas.

Conforme o site O Pantaneiro, duas árvores caíram sobre veículos. Ninguém ficou ferido. Houve, também, atendimentos de vistoria técnica em um dos blocos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus II, ocasionado por queda de parte da parede e destelhamento do telhado. Foram registradas ainda três ocorrências de incêndios florestais.

A Energisa informou por meio de nota que as tempestades que atingiram o município causaram significativos estragos ao sistema elétrico em várias regiões das cidades, devido a quedas de árvores sobre a rede e postes de distribuição, além de rompimentos de cabos.

Ainda de acordo com a concessionária, as equipes estão atuando de forma ininterrupta nos reparos, para viabilizar o restabelecimento da energia nas localidades impactadas.

Conforme o Climatempo, foram contabilizadas 3.876 descargas atmosféricas em Aquidauana. Os bairros que foram impactados foram: Centro, Nova Aquidauana, Altos da Cidade, Alto, Santa Terezinha, Guanandy, Vila Quarenta, Vila Paraíso, Serraria, Bairro da Exposição, Vila Maior, Cidade Nova, Vila Trindade e Vila Humbelina.

Equipes da Energisa trabalhando para restabelecer a energia em Piraputanga, distrito de Aquidauana (Foto: Direto das Ruas)
Equipes da Energisa trabalhando para restabelecer a energia em Piraputanga, distrito de Aquidauana (Foto: Direto das Ruas)

Tempestade - Nesta sexta-feira, o município continua sob alerta de tempestade com chuva entre 20 e 50 mm (milímetros) por dia, ventos intensos (de 40 a 60 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para evitar tragédias, o instituto alerta que em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias