Voluntários realizam reparos em escola destruída por ventania no Pantanal
Apesar dos estragos, causados na tarde de ontem, queda de telhado não deixou feridos
Cerca de 40 voluntários estão participando dos trabalhos de recuperação do Instituto Rural e Escola das Águas, situado na região Paiaguás, em Corumbá. O local, que atende 60 estudantes, teve o telhado destruído pelo temporal que atingiu o município situado a 419 quilômetros de Campo Grande no fim da tarde de ontem (31).
Paulo Cruz, jornalista e membro do Instituto Alma Pantaneira, explicou à reportagem do Campo Grande News que o espaço destinado ao ensino sofreu perdas materiais em diversas salas. "Foi perdida parte da biblioteca, onde ficavam materiais escolares, cadernos. Além disso, houve dano nos colchões e travesseiros dos alunos".
Desde o último dia 23, os integrantes do instituto estão em expedição percorrendo, com picapes e caminhões preparados, trajeto de 1,6 mil quilômetros entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para levar assistência médica, odontológica e sanitária às comunidades isoladas na região. Paulo disse que o grupo estava em uma fazenda próxima quando foi informado do incidente.
“Estávamos fazendo atendimento vizinho à escola, quando recebemos o aviso. Imediatamente, como estamos atuando junto com a Marinha, nos deslocamos até o local. Chegamos na manhã de hoje (1º) por volta das 7h30, e começamos os trabalhos provisoriamente, após observar os estragos. Não houve feridos, os alunos e professores se alojaram em local seguro”, disse.
Até o momento, os voluntários realizaram correção nas telhas de zinco para posicionar ao local correto, assim como a doação de 40 colchões. "Não temos como fechar a conta, mas as doações passam de R$ 40 mil. Todo esse dinheiro vai ser revertido integralmente da escola, desde a parte elétrica aos sanitários. Vamos contribuir para melhorar a escola e o ensino dos nossos pequenos".
Para contribuir, basta enviar qualquer valor para a chave Pix do Instituto Alma Pantaneira. O número é: 25118108000104.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.