Programa irá oferecer nas escolas serviços de saúde e prevenção da Aids
Sete escolas públicas de Campo Grande terão o Programa Saúde na Escola (PSE) com o objetivo de oferecer atenção integral à saúde dos estudantes. Um dos trabalhos desenvolvidos será a educação sexual e reprodutiva, com enfoque à prevenção da Aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com a SED (Secretaria de Estado de Educação), o objetivo é expandir o programa para mais escolas da Capital e do interior do Estado. O projeto é uma parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau).
Os diretores, coordenadores e professores das escolas participantes estão recebendo capacitação para trabalhar com o tema, por meio de jogos, dinâmicas e palestras. A ideia é que estes profissionais orientem os estudantes para que sejam multiplicadores dos métodos de prevenção da Aids e outras doenças, além de gravidez.
O programa começa a ser aplicado em 2012, mas uma das escolas participantes, Profª. Thereza Noronha de Carvalho, do Parque Lageado, já começou a trabalhar os temas do Programa.
Aproveitando o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no próximo dia 1º de dezembro, a escola trabalhou o tema “Saúde e Prevenção nas Escolas: atitudes para curtir a vida” durante a Feira Cultural, desenvolvida por estudantes do segundo ano do ensino médio do período noturno.
Durante a feira, eles apresentaram um curta-metragem de própria autoria, abordando métodos anticoncepcionais e gravidez, além de distribuir folhetos explicativos sobre DST/Aids.
Outras seis escolas estaduais participantes: 26 de Agosto, Antonio Delfino Pereira, Adventor Divino de Almeida, 11 de Outubro, Blanche dos Santos Pereira e Amélio de Carvalho Baís.