ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

UFMS começa o ano ainda com 1.507 vagas ociosas em 27 cursos

Processo seletivo abre a possibilidade para quem deseja transferência de instituição, estrangeiros com visto de refugiado e portadores de diploma.

Gabriel Neris | 19/01/2019 08:23
UFMS oferece mais de 1,5 mil vagas ociosas neste início de semestre (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
UFMS oferece mais de 1,5 mil vagas ociosas neste início de semestre (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Cursos tradicionais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), como Direito, Administração e Engenharia, estão entre os que ofereçam oportunidades para estudantes mesmo após o período de seleção regular. São as chamadas vagas ociosas que neste início de ano chegam a 1.507 vagas em diversos cursos na Capital e também interior do Estado.

O processo seletivo para quem deseja entrar ou fazer a transferência de instituição, abrange portadores de diploma e estrangeiros com visto de refugiado, humanitário ou reunião familiar. Nesta fase não há taxa de inscrição e nem prova. O candidato é classificado de acordo com os documentos entregues. Leva a melhor quem atestar maior carga horária cursada em disciplinas concluídas com aprovação no curso de origem e maior média geral obtida nas disciplinas concluídas com aprovação no curso de origem.

São priorizadas transferências para curso homônimo ao de origem. Em segundo lugar surgem as transferências para curso homônimo ao de origem, porém, de modalidades diferentes (bacharelado ou licenciatura). Os terceiros no critério de destinação das vagas são os transferidos para curso de nome distinto ao de origem, porém da mesma área de conhecimento. Depois vem os estrangeiros e no fim da fila ficam os portadores de diploma.

Conforme a instituição, a área com mais vagas ociosas abertas para o 1º semestre deste ano é a de Ciências Exatas e da Terra. No total são 513 vagas, com destaque para os cursos de Ciência da Computação – Bacharelado (95 vagas), em Ponta Porã, Sistemas de Informação – Bacharelado (75), em Coxim, Sistemas de Informação – Bacharelado (58), em Ponta Porã, Sistemas de Informação – Bacharelado (55), em Corumbá, e Matemática – Licenciatura (50), em Ponta Porã (Confira o quadro completo abaixo).

Os cursos de Administração distribuídos por Corumbá, Três Lagoas e Nova Andradina somam 48 vagas. Já os cursos de Direito em Corumbá e Três Lagoas ainda têm 17 vagas ociosas. Os cursos integram a área de conhecimento Ciências Sociais Aplicadas, que ao todo oferece 113 vagas.

Na área de Engenharia, ficaram 48 vagas. São 5 para Engenharia Ambiental, 12 para Engenharia de Produção e 22 para Engenharia Elétrica. Todos são para Campo Grande. Também há mais nove vagas para Engenharia de Produção em Três Lagoas.

Segundo a UFMS, também há vagas ainda a serem preenchidas para candidatos dos cursos de Geografia, História e Pedagogia nos campus de Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Nova Andradina e Ponta Porã. No total são 375 vagas.

No próximo dia 23 deve ser divulgado o resultado das inscrições e o prazo para recursos administrativos. A matrícula, conforme a instituição, será efetuada de 4 a 6 de fevereiro e o início das aulas está previsto para 18 de fevereiro.

Arte: Ricardo Gael
Arte: Ricardo Gael

Sisu

Já os interessados nas 3.646 vagas da UFMS oferecidas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terão entre 22 e 25 de janeiro para se inscreverem através do site sisu.mec.gov.br. A previsão de divulgação da 1ª chamada é 28 de janeiro e o período de matrículas de 30 de janeiro a 5 de fevereiro.

A seleção será feita com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nos siga no Google Notícias