Comidas natalinas perigosas para seu pet
A época mais linda do ano chegou, onde tiramos um tempinho pra descansar, curtir a família, celebrar o natal e a chegada do novo ano. Por ser uma época onde as famílias se reúnem, alguns desavisados acabam alimentando os pets da casa onde reuniu a família, sem nem mesmo perguntar ao dono da casa e dono do pet se poderia dar aquilo pro cãozinho ou gatinho comer. Aposto que você já viu isso acontecendo, não é?
Bom, família é tudo igual, só muda de endereço, mas vale a pena lembrar seus convidados de não alimentar seus animais. Ou, se você for visita na casa de alguém: nunca alimente os pets sem a permissão do tutor.
Mal da segunda-feira. É uma doença de cavalos, mas costumo dar esse nome também para a famosa segunda-feira onde é muito comum chegar animais intoxicados devido ao churrasquinho da família no domingo. E como estamos na época de festas faz-se muito importante tomar cuidados a mais pra que isso não aconteça com seu filho de quatro patas.
Por isso pegue um papel e uma caneta e anote esses itens pra ficar atento neste fim de ano, com essa Lista de Alimentos Tóxicos:
- Uva passa;
- Salpicão - Devido à maionese gordurosa;
- Chocolate;
- Cebola;
- Pimenta;
- Alho;
- Café;
- Peru - Devido ao tempero;
- Panetone/chocotone;
- Ossos pequenos e não higienizados - Se quiser dar ossos pro seu pet que seja sempre grande pra não engasgar, com supervisão, e de preferência aqueles específicos de pet shop pois já são esterilizados. Obs.: não adianta ferver osso pra matar doenças, ferver resseca o osso e ele pode soltar lascas que machucam seu pet;
- Pipoca - Não chega a ser tóxica, mas fala a verdade: tirar pipoca do dente é muito difícil não é? Então imagina isso na gengiva do seu pet que não possui hábito de escovar e passar fio dental diariamente – apesar de ser indicado a escovação diária – a pipoca vai inflamar essa gengiva causando dor e mau hálito.
Sinais que seu pet pode estar intoxicado:
- Salivação excessiva;
- Vômito;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Tristeza;
- Tremores.
Se você suspeitar que seu pet está intoxicado não tente fazer nada em casa pois você estará perdendo tempo de tratar da forma correta, e em casos de intoxicação, o tempo é valioso. Por isso sempre tenha em mãos o contato de uma clínica veterinária 24 horas de sua confiança.
Desenvolvemos uma lista de frutas, medicamentos e plantas tóxicas para animais, exclusiva para meus clientes, e vou estar disponibilizando de forma gratuita pra quem clicar no link do meu instagram: @larissameurer e enviar assim: “Li sua matéria no Campo Grande News”. Saber exatamente o que pode intoxicar seu pet é muito valioso e pode SALVAR A VIDA DO SEU FILHO DE QUATRO PATAS!
(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.