Saiba como se comportar na academia
Com as academias cada vez mais lotadas, é preciso prestar atenção para evitar desentendimentos e gafes
Cada vez mais as pessoas buscam um estilo de vida mais saudável, e isso inclui academias cada vez mais lotadas. E onde tem muita gente, tem desentendimentos. Em qualquer ambiente social, é preciso que as pessoas tenham um comportamento educado e adequado, pensando no próximo, para conviver em harmonia e evitar atritos e situações embaraçosas. Tenho escutado cada história embaraçosa de gafes e péssimos comportamentos nestes ambientes que resolvi escrever este guia com dicas básicas sobre o que não fazer na academia.
Respeite o tempo de uso dos equipamentos
Nada de ficar enrolando nos aparelhos, mexendo no celular ou batendo papo: respeite o tempo de uso. Lembre-se que os aparelhos são de uso compartilhado, então faça seu exercício e desocupe o lugar para que outra pessoa possa utilizá-lo.
Evite gemidos e gritos altos enquanto estiver se exercitando
É constrangedor treinar ao lado de uma pessoa que fica gemendo. Lembre-se sempre que você não está na sua casa e está dividindo espaço com outras pessoas, então tente controlar o impulso de emitir sons altos.
Limpeza do equipamento
É desagradável utilizar um aparelho todo molhado com o suor de outra pessoa, além de anti-higiênico. Sempre limpe o equipamento após o uso, as boas academias disponibilizam um pano com álcool próximo aos aparelhos para esta finalidade.
Uso de perfume
Isso não vale só para academia, mas para qualquer ambiente compartilhado. Evite perfume muito forte. Imagine misturar cheiro de suor com perfume forte em um ambiente que é tradicionalmente fechado e com as pessoas fazendo esforço de respiração? Terrível.
Uso do bebedouro
Leve a sua garrafinha para não ficar gastando copo descartável, é ecologicamente correto. O aquecimento global já chegou, não é mesmo? Além disso, o bebedouro serve só para beber água ou encher a garrafinha. Não lave o rosto, pulsos, nuca ou utilize de outra maneira inadequada o local que as pessoas usam para beber água.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.