ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

Como você se comporta quando utiliza carro por aplicativo?

Algumas dicas básicas tornam a viagem muito mais agradável e demonstram que você respeita o espaço alheio

Por Larissa Almeida (*) | 06/09/2024 10:31

Utilizar carro por aplicativo é rotina na vida de muitas pessoas, mesmo aqueles que tem seu próprio carro, e solicitam o serviço em caso de viagens ou imprevistos como batida ou conserto. Mas mesmo sendo uma atividade rotineira, é preciso prestar atenção em algumas regras básicas de comportamento, desde o momento em que você solicita o carro por aplicativo até quando chega ao seu destino. Afinal, é um prestador de serviço que está ali, usando seu próprio carro para te transportar ou pagando aluguel por aquele veículo para exercer seu trabalho. E convenhamos, enfrentar horas e horas de trânsito não é fácil.

Quando for pedir um carro por aplicativo e estiver em algum local de acesso difícil ou que possa gerar dúvidas, já mande mensagem assim que o motorista aceitar a corrida explicando algum detalhe importante para facilitar na hora do embarque e para que ele não se perca.

Esteja pronto quando solicitar a viagem, nada de terminar de se arrumar depois. Eu sei que às vezes acontece de o motorista ainda demorar uns minutos até chegar para te buscar, mas lembre-se que o tempo é um ativo importante para o prestador de serviço. Imagina se ele pegar 10 passageiros e cada um deixá-lo esperando 3 minutos que seja. Serão 30 minutos parado, perdendo tempo e dinheiro.

Quando embarcar, seja gentil e educado. Cumprimente com bom dia/boa tarde/boa noite, acompanhado de uma expressão facial positiva. Também esclareça o seu destino. “Olá, boa tarde. Estou indo para o Shopping tal”. Já vi muitos casos de pessoas que colocam o endereço errado por engano, não esclarecem o destino e só se dão conta de que pediram errado quando o motorista avisa que chegou. Ahh, e se o motorista não te responder, quem estará sendo mal-educado é ele. A sua parte você terá feito.

Coloque o cinto de segurança. Como o próprio nome já diz, é para a sua segurança e evitará que o motorista seja multado.

Se prefere não conversar, mexa no celular ou fique olhando para a rua. A maioria das pessoas já entende estes sinais não verbais.

Evite se alimentar enquanto estiver no carro. A bebida pode derramar e a comida pode sujar ou esfarelar no carro, e você dará trabalho extra ao motorista, que terá de limpar o carro para a próxima corrida. Se não tiver outro jeito, pergunte ao motorista se pode e cuide para não sujar. Afinal, você estará no carro e no espaço de trabalho de outra pessoa.

Se estiver com crianças, cuide para que elas não coloquem o pé no banco, não chutem o banco da frente ou fiquem fazendo bagunça que possa atrapalhar o motorista ou sujar o carro dele.

Estas são algumas dicas básicas de gentileza e educação, e que facilitam a vida de todos. Vamos praticar?

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias