ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  06    CAMPO GRANDE 32º

Boa Imagem

Como você se comporta quando utiliza carro por aplicativo?

Algumas dicas básicas tornam a viagem muito mais agradável e demonstram que você respeita o espaço alheio

Por Larissa Almeida (*) | 06/09/2024 10:31

Utilizar carro por aplicativo é rotina na vida de muitas pessoas, mesmo aqueles que tem seu próprio carro, e solicitam o serviço em caso de viagens ou imprevistos como batida ou conserto. Mas mesmo sendo uma atividade rotineira, é preciso prestar atenção em algumas regras básicas de comportamento, desde o momento em que você solicita o carro por aplicativo até quando chega ao seu destino. Afinal, é um prestador de serviço que está ali, usando seu próprio carro para te transportar ou pagando aluguel por aquele veículo para exercer seu trabalho. E convenhamos, enfrentar horas e horas de trânsito não é fácil.

Quando for pedir um carro por aplicativo e estiver em algum local de acesso difícil ou que possa gerar dúvidas, já mande mensagem assim que o motorista aceitar a corrida explicando algum detalhe importante para facilitar na hora do embarque e para que ele não se perca.

Esteja pronto quando solicitar a viagem, nada de terminar de se arrumar depois. Eu sei que às vezes acontece de o motorista ainda demorar uns minutos até chegar para te buscar, mas lembre-se que o tempo é um ativo importante para o prestador de serviço. Imagina se ele pegar 10 passageiros e cada um deixá-lo esperando 3 minutos que seja. Serão 30 minutos parado, perdendo tempo e dinheiro.

Quando embarcar, seja gentil e educado. Cumprimente com bom dia/boa tarde/boa noite, acompanhado de uma expressão facial positiva. Também esclareça o seu destino. “Olá, boa tarde. Estou indo para o Shopping tal”. Já vi muitos casos de pessoas que colocam o endereço errado por engano, não esclarecem o destino e só se dão conta de que pediram errado quando o motorista avisa que chegou. Ahh, e se o motorista não te responder, quem estará sendo mal-educado é ele. A sua parte você terá feito.

Coloque o cinto de segurança. Como o próprio nome já diz, é para a sua segurança e evitará que o motorista seja multado.

Se prefere não conversar, mexa no celular ou fique olhando para a rua. A maioria das pessoas já entende estes sinais não verbais.

Evite se alimentar enquanto estiver no carro. A bebida pode derramar e a comida pode sujar ou esfarelar no carro, e você dará trabalho extra ao motorista, que terá de limpar o carro para a próxima corrida. Se não tiver outro jeito, pergunte ao motorista se pode e cuide para não sujar. Afinal, você estará no carro e no espaço de trabalho de outra pessoa.

Se estiver com crianças, cuide para que elas não coloquem o pé no banco, não chutem o banco da frente ou fiquem fazendo bagunça que possa atrapalhar o motorista ou sujar o carro dele.

Estas são algumas dicas básicas de gentileza e educação, e que facilitam a vida de todos. Vamos praticar?

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias