Faça isso se quiser ser contratado
Talvez muita gente não saiba, mas a maneira como você se comporta, se comunica e se veste transmite mensagens
Quase todo mundo nessa vida uma hora já precisou buscar uma oportunidade de trabalho em algum momento. E como estou fazendo seleção para uma vaga que tenho disponível (e tenho visto várias pérolas), resolvi tratar deste tema na coluna, sob o aspecto da imagem pessoal: aparência, comportamento e comunicação. Um dos exemplos que mais chamou a minha atenção foi de uma moça, cuja primeira pergunta para mim não foi sobre o trabalho em si, ou sobre a carga horária, ou sobre o salário. Foi simplesmente: “quais são os benefícios??????”. Isso mesmo, com vários pontos de interrogação.
Talvez muita gente não saiba, mas a maneira como você se comporta, se comunica e se veste transmite mensagens. O fato da primeira pergunta não ser sobre o serviço em si, sobre a empresa, sobre como seria o trabalho e sim “quais os benefícios que ela teria” diz muito sobre a pessoa que está buscando a vaga. Ela demonstra que o trabalho em si não importa, e sim o que ela vai ganhar de benefícios. Demonstra também que ela não busca crescer com a empresa, galgar novos postos, entender qual seria sua função para ver se gostaria de trabalhar naquilo, e sim que é apenas algo temporário para ganhar uma grana. Os benefícios importam, e ela devia perguntar, mas será que é estratégico que seja a primeira pergunta a se fazer?
Por isso pensei em trazer algumas dicas são básicas e essenciais para quem quer ser bem-sucedido na busca um novo posto no mercado de trabalho. Muita coisa parece óbvia, mas o óbvio também precisa ser dito.
APARÊNCIA
É importantíssimo que você se vista para a entrevista de emprego de acordo com o perfil da empresa e com o cargo que almeja. Imagine fazer entrevista em um escritório de advocacia, que é muito formal, vestindo jeans rasgado, tênis e camiseta? Pesquise antes o tipo de traje usado na empresa para não passar aperto e se sentir constrangido ao chegar para a entrevista. A vestimenta está muito relacionada com a autoconfiança também.
Os cuidados pessoais como pentear o cabelo, escovar os dentes, estar com a higiene íntima em dia, uma roupa bem passada, barba aparada (no caso dos homens), mesmo que seja comprida, mas que demonstre que foi cuidada, maquiagem leve, no caso das mulheres, unhas limpas e lixadas e perfume que não seja muito forte são alguns dos itens para se observar.
Como hoje muita gente faz entrevista de maneira online, tanto pelas redes sociais quanto pelo WhatsApp, é preciso que sua foto traduza o profissionalismo que você deseja entregar. Evite fotos fazendo bico, de óculos de sol, com trajes de banho ou academia (a não ser que seja personal trainer), fotos em baladas bebendo, e outras situações do gênero. Uma foto nítida de rosto, de frente, com uma roupa neutra e um sorriso, já é mais do que o suficiente.
Cuide também do que você posta, porque suas redes sociais são uma grande vitrine para quem quer te contratar.
COMPORTAMENTO
Sempre cumprimente as pessoas (olá, bom dia, boa tarde, boa noite), se apresente olhando nos olhos e com um sorriso no rosto, e opte pelo aperto de mão, que é mais adequado aos ambientes profissionais. O aperto de mão deve ser firme, sem apertar forte a mão do outro e nem a mão mole, o famoso “nojinho”.
Olhe nos olhos enquanto estiver conversando, pergunte antes onde você pode se sentar, chegue no horário agendado, e aja de maneira solícita e educada. O seu comportamento será tão avaliado quanto a experiência descrita no seu currículo.
COMUNICAÇÃO
Se estiver conversando pelo WhatsApp ou por e-mail, evite vários pontos de interrogação ou exclamação juntos (parece que está exaltado), evite escrever tudo em letra maiúscula (para não parecer que está gritando). Observe se está escrevendo corretamente e releia seu texto antes de enviar. Se mostre interessado pela vaga e pelo trabalho que irá realizar: o salário e os benefícios são importantíssimos, mas não demonstre que é só o que interessa para você.
Se estiver conversando presencialmente, lembre-se de ajustar sua postura, tente adotar uma linguagem corporal positiva, de peito aberto, cabeça erguida, expressão facial simpática e evite ficar se mexendo na cadeira, balançando as pernas, passando a mão no cabelo, apertando os braços, ou ficar de braços cruzados. Tudo isso pode demonstrar insegurança e nervosismo.
Planeje antes o que pretende dizer, estude sobre a vaga, faça perguntas e se mostre interessado: as pessoas notarão isso em você e será um ponto muito positivo.
E lembre-se, não é um bicho de sete cabeças: pensar sempre nas qualidades que gostaria de ver ao contratar alguém e agir da mesma forma é uma boa maneira de direcionar as suas atitudes
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.
Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.