Leia se quiser ser um homem mais elegante
Alguns tipos de vestimenta depõem contra seu usuário
Muitos fatores contribuem para que um homem (ou qualquer pessoa) seja mais elegante, principalmente o comportamento adequado às situações, a comunicação gentil e assertiva e a aparência, ou seja, o cuidado com a vestimenta e higiene pessoal. A palavra elegante tem origem no latim elegans, que significa “refinado, de bom gosto” e eligere, que se refere a “escolher com cuidado, selecionar”. Então é basicamente sobre fazer boas escolhas, e hoje vamos falar sobre essa seleção na hora de se vestir.
O que é indispensável para que homens se vistam de forma mais elegante e valorizem a sua imagem pessoal e profissional?
Primeiro de tudo: faça a barra das suas calças
Uma calça empapuçada na barra desvaloriza qualquer biotipo, encurtando as pernas, além de transmitir desleixo e falta de cuidado, ou seja, deselegante. E não vale só para barra de calça, mas ajustar todas as roupas na costureira ou alfaiate para que te vistam da melhor forma possível. Evite usar peças folgadas demais ou justas demais: ajustado ao seu corpo é a palavra de ordem!
Se não estiver na academia, praia ou piscina, não use camiseta regata.
Camiseta regata, nos homens, é extremamente casual, portanto, inadequada a quase todos os ambientes profissionais. Pode ser vista como uma peça que transmite desleixo. Além disso, deixa à mostra os pelos longos das axilas masculinas, o que pode ser desconfortável para quem está perto e até anti-higiênico em ambientes que envolvem comida. Se gosta muito de camiseta regata, tente usar apenas em encontros casuais entre amigos ou por baixo de camisas abertas, como base para sobreposição.
Evite roupas justas demais
Roupas justas demais não valorizam praticamente nenhum biotipo, além de serem mais desconfortáveis e não serem esteticamente elegantes. Então nem justa demais e nem folgada de mais. Na dúvida, opte pelo meio termo.
Deixe a camiseta de time para eventos esportivos
Ouço muita reclamação das minhas clientes sobre seus maridos/namorados que só gostam de sair com camiseta de time. Mas além de desagradar seus pares, as camisetas de time também são extremamente informais, e por este motivo são adequadas apenas para ambientes esportivos ou extremamente casuais, como um churrasco de domingo entre amigos.
Evite o sapatênis
Sapatênis achata o pé e consequentemente a silhueta, porque costuma ter a ponteira muito longa e muito redonda, e tem o solado baixo, quase rente ao chão. Dá aquele efeito indesejado de pés de pato. Além disso, é um meio termo infeliz entre o tênis casual e o sapato social. Prefira um ou outro. Sapatênis não é uma peça bonita esteticamente e nem valoriza a silhueta masculina.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.
Siga no Instagram @vistavoce_.