ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  03    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Como seria o mundo sem vacina, saneamento e antibiótico

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/02/2021 06:25
Como seria o mundo sem vacina, saneamento e antibiótico

Há um conceito que o antivacina não conhece ou não percebe: a vacina existe dentro de um planejamento das cidades modernas para evitar um número excessivo de mortes. Em uma pequena frase: a vacina é higiene. O antivacina é anti-limpeza, um sujismundo, aquele personagem infantil,que adora a sujeira. Ao longo do século passado, uma mistura de vacina, esgoto e antibiótico fez crescer a expectativa de vida e reduzir, com a mesma intensidade, a mortalidade infantil. Essa gigantesca revolução na saúde foi decorrente do entendimento de que existia um diminuto mundo - o dos micróbios.


Como seria o mundo sem vacina, saneamento e antibiótico

Uma paisagem da época do infame Pedro II.

Pedro II foi um dos homens mais odiados de seu tempo devido à luta renhida que travou pela permanência da escravidão. Um mundo sem vacina seria uma paisagem dessa época. Mulheres olhando atrás de janelas pesadas, um navio a vapor à distância, ruas de terra e poeira, uma carroça de burro puxando uma pilha de caixõezinhos de crianças, raros idosos. Um povo fraco, cheio de vermes na barriga, sem vontade de trabalhar....


Como seria o mundo sem vacina, saneamento e antibiótico

Criança "não vingou".

Nesse mundo atrasado, as crianças não "morriam", era tão comum ver uma criança morta que criaram um eufemismo, uma locução mais suave. Naquela época, a criança não "vingava". Só as vacinas contra a difteria e tétano salvaram a vida de 60 milhões de crianças. Mauricio Hilleman, criador de oito vacinas que atualmente são administradas em todas as crianças, evitou em torno de 129 milhões de mortes.


Como seria o mundo sem vacina, saneamento e antibiótico

Dois bilhões de terráqueos.

Sarampo, catapora, meningite, hepatite, caxumba, varíola.... com esses cavaleiros do apocalipse à solta, quão menor seria a população mundial? Os cientistas fizeram as contas. Seríamos 2 bilhões de terráqueos e não os 7,8 bilhões existentes. Um mundo vazio. Bonitinho para a natureza. Mas, um mundo onde as pessoas apenas sonhavam e lutavam para sobreviver, sem poder inventar, criar. Sem voar... com padrões de consumo muito humildes. Uma industrialização avançando a passos de tartaruga. Sempre foi assim: menos gente = menos avanços.


Como seria o mundo sem vacina, saneamento e antibiótico

Um casal tinha 10 filhos.

Para os casais atuais poderá parecer uma grossa mentira. Mas o fato é que naquele mundinho onde não existia vacina, um casal planejava ter de 10 a 15 filhos. A pressão para ter filhos era muito, pois sabiam que poucos chegariam às idades adultas. Esse fato comprometia o direito das mulheres entrarem no mercado de trabalho. A vacina permitiu aos casais terem "apenas" duas crianças. Sabem que elas permanecerão vivas. Postar-se contra a vacina é ser contra a vida.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias