ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Em busca do remédio infalível contra a gripe e o resfriado

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 13/11/2024 08:10
Em busca do remédio infalível contra a gripe e o resfriado

Tosse, coriza, dor de garganta…. começou a gripe… ou será resfriado? Há muita falta de conhecimento da população sobre essas doenças. Decorrente da desinformação, vem a automedicação. Entre crendices atuais e os remédios da vovó, destacam-se o uso de zinco, alho, mel, probióticos e vitamina C. São os campeões da enganação.


Em busca do remédio infalível contra a gripe e o resfriado

Onde mora a evidência científica?

Sem evidência científica comprovada, tenha certeza, você está sendo enganado. Existe uma afamada rede independente de pesquisadores na Inglaterra, chamada “Cochrane“ , que há alguns meses sugeria que o zinco em pulverizadores nasais ou em xarope poderia reduzir a duração dessas doenças de sete para cinco dias. Eles mesmo, todavia, diziam que a evidencia é um tanto limitada. A teoria, e só teoria, sem comprovação, é que esse mineral teria a capacidade de interferir na replicação do vírus quando em contato direto no nariz, boca ou garganta. Mas não custa repetir: os autores da pesquisa advertem que faltam “mais e melhores estudos“. Quem propagandeia o uso do zinco e o defende enfaticamente é o sistema de saúde da Finlândia, um dos melhores do mundo. Dizem que para ter efeito, há necessidade de usar pastilhas de zinco que dissolvam na boca.


Em busca do remédio infalível contra a gripe e o resfriado

E o alho da vovó?

A rede Cochrane pesquisou o alho como medicamento contra a gripe e resfriado. Concluiu que não há suficiente evidência para confirmar que essa planta, que atribuem capacidades antimicrobianas e antivirais, sirva para prevenir ou remediar gripes e resfriados. Também advertem contra os preparados de alho. Afirmam que não estão comprovados em ensaios clínicos.


Em busca do remédio infalível contra a gripe e o resfriado

A modinha dos probióticos.

Muitas pessoas passaram a usar os probióticos afirmando que seriam benéficos contra a gripe e resfriados. Segundo a Cochrane “faltam estudos mais profundos para afinar a dimensão de seus efeitos". Quem os utiliza diz que os probióticos são capazes de reduzir os efeitos dessas doenças em um ou dois dias.


Em busca do remédio infalível contra a gripe e o resfriado

Os eternos mel e vitamina C.

Os seres vivos não são eternos, mas as enganações vieram para ficar para sempre. Assim é a “receita” da utilização do mel e da vitamina C para combater gripes e resfriados. A Clínica Mayo, tida como a melhor dos Estados Unidos em pesquisa, localizada na Flórida, Minnesota e no Arizona “avisa que não está demonstrado que ajudem a prevenir resfriados". Complementa: “alguns estudos vem demonstrando que tomar vitamina C antes que comecem os sintomas do resfriado poderia encurtar a duração dos sintomas”. Mas também afirma que a vitamina C pode ser apenas um mero placebo, só serve para você gastar dinheiro.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias